[Politica]

30ª fase da Operação Lava Jato batizada de "Vício" investiga ladrões contumazes do PT


Em menos de 24 horas após a 29ª fase, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (24) a 30ª fase da Operação Lava Jato. 50 policiais federais e dez servidores da Receita Federal cumprem mandados em São Paulo e Rio. A PF investiga três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, notadamente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o ex-ministro José Dirceu e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque voltaram a ser citados na operação. Os dois já foram condenados por participação no esquema.

Nesta fase, batizada de "Vício", são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva (sem prazo) e nove de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos e depois é liberada).

Os envolvidos possuem ligação com o PT e são suspeitos de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A 30ª fase tem como alvo contratos e repasses de valores entre empresas contratantes da Petrobras, funcionários da estatal e agentes públicos e políticos. Como diz O Antagonista, "Num dia, os petistas comemoram. No outro, estão presos"

A nota da PF diz ainda que o nome também remete à ideia de que "alguns setores do Estado precisam passar por um processo de desintoxicação do modo corrupto de contratar de seus representantes". Esta não é a primeira vez que a Lava Jato realiza operações em dias seguidos.
30ª fase da Operação Lava Jato batizada de "Vício" investiga ladrões contumazes do PT 30ª fase da Operação Lava Jato batizada de "Vício" investiga ladrões contumazes do PT Reviewed by Ze Felipe on 11:08:00 AM Rating: 5