[Politica]

Aeronáutica nega pedido de Dilma e ela fica sem helicóptero para falar de 'golpe'



A presidente afastada Dilma Rousseff acabou se dando mal recentemente. Ela teve dois pedidos negados para a primeira viagem política desde que foi afastada da presidência da república. A viagem seria realizada para Belo Horizonte, em Minas Gerais. A negativa foi confirmada pela jornalista Vera Magalhães, do site da Revista Veja. De acordo com a profissional da mídia, a companheira política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou um helicóptero para se deslocar do Palácio da Alvorada até a Base Aérea. A partir dessa base, ela viajaria até Belo Horizonte. 

Tal "regalia" não tem sido realizada nem pelo atual presidente em exercício, Michel Temer. Ele tem preferido usar o carro oficial. O motivo é que viagem de helicóptero é cara e o custo benefício não é tão grande. A Base aérea de onde saem os aviões do presidente fica apenas a 20 quilômetros do Palácio da Alvorada. Ou seja, dá para fazer o trecho tranquilamente de 15 a 20 minutos. O mesmo trajeto é feito em cinco minutos de helicóptero. 

Quem negou o uso do helicóptero foi a Aeronáutica. A instituição ligada às Forças Armadas entendeu que a petista só pode mesmo usar os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), como determinou o presidente do Senado, Renan Calheiros. Dilma também pediu gentilmente uma comitiva para acompanhá-la na viagem que seria feita à capital mineira. Dessa vez, o pedido foi negado pela Presidência da República. Entenda-se por Michel Temer ou sua equipe.

Em Belo Horizonte, a presidente afastada foi convidada para participar de atos com movimentos sociais, como sindicatos. Além disso, ela prometeu dar entrevista a blogs, especialmente aquele que defendem ela e que usam argumentos de que existe um "golpe parlamentar" no país. Não é a primeira vez que Dilma provoca polêmicas por conta do que pode ou não fazer ou ter como presidente afastada. Pelo menos dois processos foram enviados à justiça solicitando que ela sequer use os aviões da Força Aérea, além disso, outra polêmica gira em torno do fato do seu salário, que está sendo pago integralmente, quando a legislação aponta que deveria ser pago apenas a metade.
Aeronáutica nega pedido de Dilma e ela fica sem helicóptero para falar de 'golpe' Aeronáutica nega pedido de Dilma e ela fica sem helicóptero para falar de 'golpe' Reviewed by Ze Felipe on 11:32:00 AM Rating: 5