[Politica]

Ads Top

Cardozo é denunciado por improbidade administrativa um dia antes do impeachment

O Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, pode responder a um processo de improbidade administrativa. O pedido já foi encaminhado à Procuradoria Geral da União nesta terça-feira, 10, pelo líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino, do Amazonas. O pedido contra Carozo é solicitado apenas um dia antes de uma votação história, a que vai decidir se a presidente da República Dilma Rousseff será ou não afastada pelo Senado. De acordo com Pauderney, o advogado de Dilma extrapolou as atribuições de defensor da presidente, especialmente quando usou argumentos de que o processo de impedimento era um "golpe". O deputado diz que essa linha de argumentação foge da lei, ou seja, é ilegal. 
O acusador de Cardozo lembra que o advogado da presidente tem competência para defendê-la, mas que tem exagerado na hora de se articular, na tentativa de evitar o andamento do processo. O parlamentar coloca que a Advocacia-Geral da União não pode ser usado para ser utilizada apenas para uma motivação, defender a líder política do país. Não é a primeira vez que a atuação de um funcionário considerado público, por ser pago com o dinheiro do povo, acabou sendo criticada pela oposição. Para ela, o mais correto seria Dilma ou o Partido dos Trabalhadores (PT) contratar um defensor particular, não usando recursos governamentais. 
Pauderney disse ainda que Cardozo deixou de seguir a administração pública básica, violando a imparcialidade, a honestidade e a legalidade dos órgãos públicos. Para esse, a AGU tem que defender todos os interesses da união e não ficar focada apenas contra o processo de Rousseff. O pedido do político não tem efeito mesmo que a Procuradoria-Geral da República o aceite. Isso porque Cardozo é considerado Ministro e, portanto, tem foro privilegiado. Para que um inquérito seja aberto contra ele é necessário autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).
Recentemente, o Procurador Rodrigo Janot pediu ao Supremo para abrir uma investigação contra Cardozo por outro motivo, acusando ele, Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de terem obstruído as investigações da Lava Jato.
publicidade
Cardozo é denunciado por improbidade administrativa um dia antes do impeachment Cardozo é denunciado por improbidade administrativa um dia antes do impeachment Reviewed by Ze Felipe on 9:19:00 PM Rating: 5