[Politica]

Ads Top

Com queda de Dilma, Cardozo pode cair nas mãos de Moro e se dar mal

Ele é um dos nomes mais aguerridos em tentar salvar a pele da presidente da república Dilma Rousseff. José Eduardo Cardozo foi Ministro da Justiça do governo da petista e é atualmente advogado-geral da união. Com o afastamento da líder política do país, o que pode já ocorrer no dia 11, caso o Senado assim decida, o advogado da companheira partidária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perde automaticamente seu foro privilegiado. Ele e outros Ministros que são alvos da Lava Jato, como Edinho Silva, Jaques Wagner e Aluízio Mercadante. Os processos e o mando da investigação atualmente está com o Supremo Tribunal Federal (STF), que pode decidir se a apuração voltará para Curitiba, nas mãos de Sérgio Moro.
A decisão é complicada e vai realmente depender dos Ministros da mais alta corte do país. Isso porque apesar dos Ministros não terem mais o foro, a presidente Dilma continua tendo e boa parte dos investigados tem relação direta com ela. Até a concretização do processo de impeachment, que pode acabar só daqui a 180 dias, Rousseff só pode ser investigada com autorização da mais alta corte do país. Ela continua a ser chamada de presidente, enquanto Michel Temer, de vice vira presidente interino. A petista só perde o privilégio de apenas ser julgada pelo Supremo sendo deposta. Ainda assim, os Ministros com sua deposição podem dar o direito de toda a investigação ser mediada pela corte, como acontece atualmente com Lula. 
Em tempo, não existe um prazo para que o Supremo decida de Moro pode coordenar as investigações sobre Cardozo e os demais Ministros do governo petista. 
Para muitos petistas, enviar qualquer investigação para Sérgio Moro é quase resolução certa de más notícias para quem está sendo investigado. Moro é hoje um dos magistrados mais conhecidos do mundo. Ele ganhou até o prêmio de uma das 100 celebridades/personalidades mais influentes do planeta pela revista Time. O juiz está a frente da maior operação realizada na história e ganhou até suvenir em formato de Super-herói com o seu rosto. O magistrado também recebeu diversas homenagens durante as grandes manifestações que aconteceram pelo país.
publicidade
Com queda de Dilma, Cardozo pode cair nas mãos de Moro e se dar mal Com queda de Dilma, Cardozo pode cair nas mãos de Moro e se dar mal Reviewed by Ze Felipe on 6:22:00 PM Rating: 5