[Politica]

Cuba, uma ditadura, diz que Temer 'usurpou' o poder e pede ajuda à ONU para Dilma

Cuba, uma das ditaduras mais conhecidas do mundo e país que se fechou ao planeta durante muitas décadas por conta da ideologia, mas que nos últimos tempos tem se aproximado dos Estados Unidos, enviou neste domingo, 15, uma mensagem à Organização das Nações Unidas (ONU) dizendo que o processo de impeachment dapresidente Dilma Rousseff é um golpe de estado e se solidarizando com a petista. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 16, pelo jornal 'O Estado de São Paulo', que obteve e-mails de forma exclusiva. Além da ONU, a mensagem foi enviada para diversos organismos internacionais, para todos a crítica do fato do presidente em exercício, Michel Temer, assumir o poder. 
O comunicado ainda pede ajuda de diversos países e diz que o "golpe" no Brasil foi formado pela união do parlamento e da justiça, acabando assim reverberando na mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o rito do impedimento. A declaração foi assinada na capital Havana no dia 12 de maio e chama o peemedebista de "usurpador". Cuba ainda tenta explicar o que acontece no país, dizendo que está havendo um grande apoio da imprensa, a quem chama de "imperialista". 
O país ainda diz que o Brasil, além do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula e Dilma sempre terão a solidariedade cubada. Em seguida, a nota fala em manobras  de uma oligarquia e pede que haja uma contraofensiva no país, a que é denominada "reacionária". O e-mail acaba indo contra a recentes notas escritas pelo Ministro das Relações Exteriores, José Serra, do PSDB. Ele escreveu repudiando as instituições bolivarianas, enraizadas em países como Cuba, Venezuela e Bolívia, que vem tratando um ato previsto na constituição brasileira de "golpe".
Depois do comunicado de Serra, a Venezuela mudou um pouco de discurso, dizendo oficialmente, por exemplo, que não produziu nenhuma represália ao governo brasileiro. O embaixador brasileiro será enviado de volta à Brasília. Temer tem evitado polêmicas desse tipo, tentando restabelecer o que chama de soberania nacional. 
publicidade
Cuba, uma ditadura, diz que Temer 'usurpou' o poder e pede ajuda à ONU para Dilma Cuba, uma ditadura, diz que Temer 'usurpou' o poder e pede ajuda à ONU para Dilma Reviewed by Ze Felipe on 10:30:00 AM Rating: 5