[Politica]

Denúncia contra Lula STF envolve banqueiro André Esteves por relação suspeita com Instituto Lula



O Procurador­Geral da República, Rodrigo Janot, apontou em sua denúncia contra Lula STF um 'estreito relacionamento' entre dono do BTG, André Esteves, e Instituto Lula. Após receber a complementação da denúncia contra o ex­presidente, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a inclusão de informações sobre o banqueiro na denúncia em que o ex­presidente Lula. 

No inquérito, o petista é acusado de tentar obstruir a justiça na manobra que teve a participação do ex­senador Delcídio Amaral para comprar o silêncio do ex­diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O procurador levou em conta as informações prestadas por Delcídio, que afirmou que banqueiro "é um dos principais mantenedores do Instituto Lula" e que "isso se deve a Lula ter sido um grande [patrocinador dos negócios do banco BTG". 

Esteves adquiriu uma participação em em campo petrolífero da Petrobras na África por um valor abaixo das avaliações de mercado, numa transação que pode ter lhe rendido mais de U$ 400 milhões. Rodrigo Janot pediu a inclusão dessas informações por entender que existe um "estreito relacionamento" entre André Esteves e o Instituto Lula.
Denúncia contra Lula STF envolve banqueiro André Esteves por relação suspeita com Instituto Lula Denúncia contra Lula STF envolve banqueiro André Esteves por relação suspeita com Instituto Lula Reviewed by Ze Felipe on 6:29:00 PM Rating: 5