[Politica]

Dilma agora é problema do PT. Cúpula do partido encontra dificuldades em se livrar do abacaxi



A ex­presidente Dilma Rousseef se tornou a maior dor de cabeça para o partido, conforme já era previsto antes de seu afastamento. Interlocutores do PT estão preocupados sobre o que fazer daqui para frente e admitem que se Dilma já havia se tornado um grande problema para setores do partido enquanto era presidente, a situação agora é bem mais delicada. O sofrimento do ex­presidente Lula é o que mais tem preocupado os membros do partido. 

O ressentimento de pessoas próximas é justificado pelo fato de Lula ter sido o mais penalizado em todo este processo e se queixam que, enquanto o ex­presidente passou os últimos dias "abalado", "preocupado" e por vezes "deprimido", Dilma passeava de bicicleta como se não estivesse nada estivasse acontecendo. Preocupados, os membros do partido reconhecem que Lula está mortalmente ferido, após o fracasso de Dilma, que também fracassou em protegê­lo das investigações da Lava Jato. São feridas profundas que dificilmente serão cicatrizadas até 2018. 

Outro drama vivido no partido tem sido o desgaste das liderança que apoiaram o governo Dilma durante a malfadada narrativa do golpe. Guilherme Boulos, líder de movimentos de sem­teto, Vagner Freitas da CUT e João Pedro Stédile, do MST estão severamente desgastados perante a opinião pública. A angústia de Lula nos últimos dias tem sido tão profunda que muitos no partido admitem preocupação com sua saúde. O ideal seria que Dilma se refugiassem em Porto Alegre e tentasse evitar a imprensa. A insistência da ex­presidente em continuar morando no Palácio da Alvarada tem deixado Lula ainda mais contrariado. 

Dilma já afirmou que pretende ficar os próximos meses "denunciando o golpe" e aprofundando ainda mais o desgaste de Lula e do PT. Para manter o mínimo de coerência, Lula terá que arrastar o cadáver de Dilma por mais alguns meses. O ex­presidente não quer sustentar esta situação por mais tempo, prevendo que isso irá desgastá­lo ainda mais.
publicidade
Dilma agora é problema do PT. Cúpula do partido encontra dificuldades em se livrar do abacaxi Dilma agora é problema do PT. Cúpula do partido encontra dificuldades em se livrar do abacaxi Reviewed by Ze Felipe on 11:08:00 AM Rating: 5