[Politica]

Dilma defende direito da Venezuela falar mal do Brasil

A presidente afastada Dilma Rousseff repudiou nesta segunda-feira, 16, o fato do governo brasileiro ter criticado instituições bolivarianas que chamaram o processo de impeachment dela de "golpe", mesma defesa e argumento que a petista tem utilizado. Duas notas explicando que o impedimento é previsto na constituição e solicitando que organismos reconsiderassem suas opiniões foram enviadas pelo Novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra, através do Itamaraty. Um dos parágrafos de um dos textos passou pelo presidente em exercício Michel Temer, que de próprio punho teria escrito o parecer. 
As notas do governo brasileiro foram enviadas depois que nomes como Nicolás Maduro, ameaçaram fazer represália ao Brasil por conta do afastamento. Durante uma reunião com Ministros, o presidente da Venezuela teria solicitado que Alberto Castellar, embaixador do país em Brasília, retornasse à Caracas. Horas depois o governo venezuelano desmentiu o parecer de Maduro, dizendo que não teve qualquer represália, que Alberto já estava no país e que ele voltaria à Brasília em breve. Outro país fez ainda pior. El Salvador decidiu suspender todos os contratos oficiais que tinha com o governo brasileiro. 
A crítica às notas enviadas por José Serra foi realizada no Facebook de Dilma. Ela diz que as opiniões dos países da América Latina são legítimas e refletem uma indignação internacional. Em seguida, Rousseff bateu ainda mais forte, chamando a situação de farsa jurídica. A presidente defendeu o direito de opinião desses países que essa demonstra a preocupação de praticas que parecem legais, quando na verdade são ilegais. 
A presidente afastada disse ainda que teme que a situação política brasileira possa ser alastrada para outros países. O próprio presidente venezuelano chegou a dizer que isso poderia fazer mobilizações no país pelo seu impeachment. Para Dilma, o que acontece no Brasil reverte ainda conquistas da democracia e dos mais pobres nos últimos 15 anos. A opinião da presidente é assinada pela sua equipe. 
Dilma defende direito da Venezuela falar mal do Brasil Dilma defende direito da Venezuela falar mal do Brasil Reviewed by Ze Felipe on 10:37:00 AM Rating: 5