[Politica]

Ads Top

Dilma tenta derrubar impeachment com OEA após reunião com Lewandowski

A presidente Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu-se nesta terça-feira, 10, o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro. A informação foi confirmada pelo plantão de notícias do UOL. O motivo da reunião é a preocupação da instituição com o processo de impeachment da líder governamental da país. Almagro chegou a fazer críticas públicas ao processo de deposição da companheira política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em abril, por exemplo, o secretário-geral da OEA disse que se acusação contra Dilma atentasse contra a honestidade, a entidade seria a primeira a defender sua renúncia, mas que isso não acontece. Até então, a presidente Dilma teria esse encontro na quarta-feira, 11, quando acontece a votação do impedimento no Senado, que pode afastar a petista por ate, no máximo 180 dias, quando ocorre o pleito sobre a deposição. 
O encontro de Dilma com a entidade mais uma vez pairou nos argumentos que tentam derrubar o impeachment, o que o do processo contra a petista é um "golpe de estado". A conversa da presidente com o secretário-geral da OEA aconteceu um dia depois dele ter uma reunião com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O representante da mais alta corte do país já foi acusado diversas vezes de apoiar o governo federal, mas tem tido uma postura parecida com os demais Ministros do Supremo quando o assunto é o impeachment. Além do representante da OEA, Lewandowski conversou com o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas. Ambos disseram que estão preocupados com os rumos que o impedimento está tomando. 
A reunião ocorreu no mesmo dia em que o deputado federal Waldir Maranhão anulou a sessão do impeachment que aconteceu na Câmara dos deputados. Decisão essa que já foi revogada pelo próprio Maranhão. Colega de Lewandowski, Gilmar Mendes chamou a atitude do deputado que votou contra o prosseguimento do impeachment de ato circense. Os demais deputados agora negociam que ele renuncie o mandato de vice-presidente da Câmara para evitar que seu mandato seja cassado pela casa. Já o seu partido, o PP, pensa em expulsá-lo da legenda.
publicidade
Dilma tenta derrubar impeachment com OEA após reunião com Lewandowski Dilma tenta derrubar impeachment com OEA após reunião com Lewandowski Reviewed by Ze Felipe on 1:31:00 PM Rating: 5