[Politica]

Ads Top

Eleições Municipais podem ser canceladas por falta de dinheiro, alerta Gilmar Mendes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sondou recentemente o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB - Alagoas) sobre a possibilidade de convocar novas eleições presidenciais com o cada vez mais provável afastamento da presidente Dilma Rousseff. Politicamente, Renan alertou que o Partido dos Trabalhadores (PT) estava com a minoria no Congresso, com isso uma Proposta de Emenda Constitucional não passaria. Esse não é o único problema enfrentado por Lula para conseguir um novo pleito. De acordo com informações do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes, que também bate ponto no Superior Tribunal Federal (STF), o país está ameaçado de não conseguir sequer realizar as eleições municipais, quanto mais uma que una também a presidencial.
A informação foi dada nesta terça-feira, 10, pela jornalista Mônica Bérgamo, da 'Folha de São Paulo'. Isso porque o orçamento do Tribunal foi cortado em 35%, tudo graças à crise política e econômica que passa o país. Foi uma maneira do governo federal equilibrar as contas. O corte fez com que a entidade perdesse quase R$ 257 milhões de verba. Gilmar disse que a situação é grave. Por isso, ela merece atenção urgente do país. Do contrário, o pleito pode ser ameaçado. A ameaça pode se dar de várias formas, desde uma eleição má organizada, sem a segurança necessária para a importância do momento, ou até então o cancelamento da mesma. Essa, é claro, seria uma decisão "desesperadora" e menos provável.
O problema é que as eleições estão cada vez mais próximas e não está existindo diálogo com o governo, que neste momento, mantém total preocupação com o impeachment da presidente Dilma e com o lançamento de programas e empreendimentos nos prováveis últimos dias de Rousseff no poder. A culpa também é dos parlamentares brasileiros, que decidiram triplicar o fundo partidário, dando mais força para legendas nanicas e tirando dinheiro do momento que justamente promove a subida de todos eles ao poder. Cogitou-se até não usar a urna eletrônica, mas a decisão foi revista posteriormente. 
publicidade
Eleições Municipais podem ser canceladas por falta de dinheiro, alerta Gilmar Mendes Eleições Municipais podem ser canceladas por falta de dinheiro, alerta Gilmar Mendes Reviewed by Ze Felipe on 11:31:00 AM Rating: 5