[Politica]

Em 'grampo', Renan Calheiros afirma: 'Dilma é corrupta'




Esta semana ficou marcada pela divulgação de áudios comprometedores envolvendo políticos brasileiros. O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na tentativa de conseguir delação premiada, gravou conversas que podem ser usadas como prova. Entre os políticos que ele conversou e realizou a espécie de "grampo", estão o ex-presidente da república, José Sarney, além de dois Senadores, Romero Jucá, que perdeu o Ministério do Planejamento após a divulgação, e Renan Calheiros, que preside o Senado. 

Neste sábado, 28, o site 'Diário do Poder' publicou o que seria a transcrição de um trecho até então dito como "inaudível" envolvendo a gravação de Sérgio Machado com o Senador. O presidente do Congresso utiliza uma expressão curiosa para se referir à presidente afastada Dilma Rousseff. "A mulher é corrupta", teria dito Renan Calheiros sobre a representante do Partido dos Trabalhadores (PT), que agora tenta voltar ao poder. A frase foi dita depois que Sérgio Machado falou que a delação de executivos da Odebrecht era praticamente um tiro no peito da presidente afastada. 

Dilma já negou diversas vezes que tenha cometido qualquer crime durante sua vida. Ela usa esta tese para se defender contra um processo de impeachment e tentar voltar ao governo. O Senado fará nos próximos meses uma nova votação, na qual ficará decidido se Rousseff será inocentada do crime de responsabilidade fiscal, podendo retornar ao governo, ou então condenada, sendo deposta e ficando inelegível a qualquer cargo público por oito anos. 

Em outro trecho da gravação, Renan Calheiros diz que caso a delação de executivos da Odebrecht seja confirmada, não teria mais jeito para a companheira política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todas as conversas citadas até o momento sempre citam Lula, como se existisse uma união de políticos para não serem afetadas pela principal investigação em vigor no país, a Lava-Jato. 

Lula, Renan Calheiros, Aécio Neves, Romero Jucá, José Sarney e outros políticos citados, negam que tenham algo contra a Lava-Jato, comandada na esfera federal pelo juiz Sérgio Moro. 
Em 'grampo', Renan Calheiros afirma: 'Dilma é corrupta' Em 'grampo', Renan Calheiros afirma: 'Dilma é corrupta' Reviewed by Ze Felipe on 2:53:00 PM Rating: 5