[Politica]

Lula coloca culpa da perda do poder em Dilma e só falta abandoná-la

A postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido de críticas à presidente afastada Dilma Rousseff. De acordo com o colunista Kennedy Alencar, internamente, o político diz a petista que 70% da culpa para o afastamento de Dilma é dela mesma. Os outros 30% seria dele e do Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevistas a veículos de comunicação do exterior, ele chegou a confirmar que estava abatido no dia 12, data em que Rousseff sofreu uma derrota por 55 votos no Senado, o que levou o agora líder em exercício do governo, Michel Temer, a assumir o poder. Lula disse que não queria está ali e que ficou muito triste, mas que precisava mostrar apoio à Dilma em um momento tão importante. 
Reservadamente, Lula diz que Dilma perdeu completamente o controle da crise, especialmente quando ela parou de dialogar com empresários, fazendo a economia sair de controle. Isso fez com que os poderosos se irritassem e não demorou muito que a crise nas grandes empresas também atingissem trabalhadores por todo o Brasil, pois esses foram demitidos. O processo de impeachment da petista foi apoiada, por exemplo, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, que criou uma campanha chamada de "quem vai pagar o pato?". 
Em 2014, nos bastidores, o ex-presidente teria tentado convencer Rousseff que o melhor era ele concorrer às eleições, mas ela teria ameaçado se rebelar, usando o fato do próprio petista ter a ajudado a chegar ao poder. A corrida eleitoral foi parelha, mas a representante do PT acabou vencendo Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.
Agora Michel Temer tenta correr contra o tempo e Lula ainda não avaliou qual será sua estratégia. Ele não pode sumir de vez, porque pode ser acusado de traidor, mas se aparece demais, fica estigmatizado com Dilma, o que pode vir a prejudicá-lo em 2018, quando ele é o único pré-candidato (por enquanto) da legenda dos Trabalhadores, que pode ser refundada e até mudar de nome para perder o marketing ruim conquistado nos últimos anos.
Lula coloca culpa da perda do poder em Dilma e só falta abandoná-la Lula coloca culpa da perda do poder em Dilma e só falta abandoná-la Reviewed by Ze Felipe on 3:28:00 PM Rating: 5