[Politica]

Ads Top

Lula está nas mãos de Sérgio Moro, que pode manda prendê-lo a qualquer momento

O juiz federal Sérgio Moro pode decretar a qualquer momento a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira, 28, a 4ª Vara Criminal de São Paulo decidiu enviar ao juiz da Lava Jato uma solicitação de prisão do líder petista. O órgão denúncia o amigo político da presidente Dilma Rousseff por falsidade ideológica e lavagem dinheiro após apurações de uma investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo a respeito do caso do tríplex, em Guarujá, São Paulo. Existe a suspeita que o empreendimento tenha sido dado a Lula pela OAS, uma das empresas investigadas em esquemas de corrupção, após o político ter exercido alguma influência na hora da assinatura de contratos. 
A vara criminal de São Paulo enviou o caso para moro porque não tem competência para mandar prender alguém na esfera de uma investigação federal. Por isso, a ação foi destinada à "república de Curitiba", onde está nas mãos de Sérgio Moro. O juiz teria recebido a ação apenas nesta segunda-feira, 03, e não tem um prazo para aceitar ou negar a prisão. Ou seja, ele pode decretar a prisão a qualquer momento. Moro deve analisar bem o processo. Além de se tratar de uma personalidade muito conhecida e do clima político acirrado por conta do processo de impeachment de Dilma no Brasil, o STF proibiu que o juiz continuasse a coordenar a apuração da Lava Jato quando essa envolve ou possa envolver Lula. 
Lula, sua esposa, Marisa Letícia e outros membros da família "silva" negam que tenham comprado ou recebido de presente o tríplex. O Ministério Público de São Paulo investiga o caso na âmbito da Bancoop, enquanto o MPF apura no âmbito da Lava Jato. Não é a primeira vez que é solicitada a prisão preventiva do líder petista. Em março, o MP já tinha solicitado a ação. Dias depois, Lula foi empossado por Dilma Rousseff como Ministro da Casa Civil. A justiça, no entanto, revogou a posse e até hoje essa não foi revertida. Aliados dizem que o petista não se interessa mais pelo cargo, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento sobre a questão.
publicidade
Lula está nas mãos de Sérgio Moro, que pode manda prendê-lo a qualquer momento Lula está nas mãos de Sérgio Moro, que pode manda prendê-lo a qualquer momento Reviewed by Ze Felipe on 6:55:00 PM Rating: 5