[Politica]

Ads Top

Maduro transfere toneladas de ouro da Venezuela para a Suíça e pode dar calote no BNDES


Diante de um cenário de forte instabilidade econômica e com a inflação prevista de mais de 700% para este ano, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro deu início a um processo de transferência das riquezas do país para bancos suíços.

Segundo artigo publicado no Valor Econômico, a Venezuela já transferiu mais de US$ 3,5 bilhões, ou cerca de 100 toneladas de suas reservas de ouro para a Suíça, Segundo as informações, a estimativa é que atualmente 25% do ouro da Venezuela esteja depositado na Suíça, onde são negociados 80% do metal no mundo.

O sistema financeiro do país pode entrar em colapso. Existem hoje suspeitas de que Maduro possa ter feito um acordo para pegar dinheiro emprestado em banco suíço, dando parte do ouro como garantia. Especialistas que acompanham o mercado de ouro dizem que ''desapareceram'' 61 toneladas do estoque da Venezuela somente em 2015.

Analistas estrangeiros sugerem que Maduro pretenda dar um calote em vários credores internacionais, incluindo o Brasil, que financiou obras bilionárias no país através do BNDES.
publicidade
Maduro transfere toneladas de ouro da Venezuela para a Suíça e pode dar calote no BNDES Maduro transfere toneladas de ouro da Venezuela para a Suíça e pode dar calote no BNDES Reviewed by Ze Felipe on 7:30:00 PM Rating: 5