[Politica]

Marcondes, que deu dinheiro a filho de Lula, diz que vai fechar o bico



O casal, dono do escritório de advocacia Marcondes e Mautoni, é apontado como intermediário de pagamento de propina

“Por orientação de meus advogados, vou permanecer calado"

O advogado Mauro Marcondes Machado, acusado de envolvimento em um esquema de compra de medidas provisórias, disse, no início de seu depoimento à CPI do Carf, nesta terça-feira (17), que não vai responder as perguntas dos deputados. “Por orientação de meus advogados, vou permanecer calado”, disse.

Mauro Marcondes está amparado por um habeas corpus que dá a ele o direito de permanecer calado e não responder as perguntas. A mulher dele, Cristina Mautoni Machado, que também convocada pela CPI, alegou problemas de saúde e não compareceu. O depoimento dela foi remarcado para 2 de junho.

O casal, dono do escritório de advocacia Marcondes e Mautoni, é apontado como intermediário de pagamento de propina em troca da aprovação de medidas provisórias que beneficiaram empresas do setor automobilístico.

Eles foram denunciados no ano passado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa, depois de investigados pela Operação Zelotes, da Polícia Federal – que investiga um esquema de compra de medidas provisórias e corrupção em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).O Carf é o órgão do Ministério da Fazenda encarregado de julgar recursos de empresas autuadas pela Receita Federal.

Ao investigar Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, a PF descobriu pagamentos de R$ 1,5 milhão do escritório deles para uma empresa de marketing esportivo de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula.“Para quê esses pagamentos?”, perguntou a Marcondes o deputado Altineu Côrtes (PMDB-RJ). “Gostaria muito de responder, mas vou permanecer calado”, respondeu o advogado.

Na Justiça, Mauro e Cristina Machado negam qualquer pagamento de propina. E os advogados de Luís Cláudio alegam que a empresa do filho do ex-presidente Lula prestou uma consultoria para a Marcondes e Mautoni.

Mantega

O depoimento do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, marcado para o dia 18, foi adiado para 2 de junho a pedido dele. Mantega alegou problemas de saúde da mulher. O presidente da CPI, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), concordou, mas deixou claro que não vai permitir novo adiamento.

A reunião ocorre no Plenário 7. (Agência Câmara)


Cunha fará sua defesa no Conselho de Etica na quinta

Presidente afastado da Câmara e advogado falarão ao colegiado

'Eduardo Cunha será o responsável por sua defesa no Conselho de Ética no dia 19'

O presidente suspenso da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, decidiu que fará pessoalmente sua defesa no Conselho de Ética da Casa. Réu da Operação Lava Jato, o peemedebista é acusado de quebra de decoro parlamentar por mentir ao negar em depoimento à CPI da Petrobras ter contas na Suíça.

A reunião do colegiado está marcada para quinta-feira, 19. A presença de Cunha encerra o período de oitivas do Conselho de Ética e abre o prazo de dez dias para que o relator do processo, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), apresente o parecer, que será lido e votado pelos deputados.

Além de Cunha, o advogado dele, Marcelo Nobre, também fará a defesa técnica na mesma reunião.
Marcondes, que deu dinheiro a filho de Lula, diz que vai fechar o bico Marcondes, que deu dinheiro a filho de Lula, diz que vai fechar o bico Reviewed by Ze Felipe on 7:45:00 PM Rating: 5