[Politica]

MBL detona artistas que protestaram a favor de Dilma em Cannes: 'Difícil é lotar cinema'

Na noite desta terça-feira, 17, o Movimento Brasil Livre (MBL) publicou uma montagem em crítica à uma manifestação realizada mais cedo durante o festival de Cannes. Atores do filme 'Aquaria', que concorrem à palma de ouro. No protesto, nomes como Sônia Braga exibiram cartazes contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. "Existe um golpe no Brasil", dizia uma das mensagens nos cartazes. O filme concorre à Palma de Ouro e pode ser o segundo longa brasileiro a receber a premiação. Na montagem publicada pelo Movimento Brasil Livre, uma frase critica o fato da maioria dos filmes brasileiros ter pouco respaldo popular, especialmente em regiões pobres. Os filmes americanos costumam ser os líderes de bilheteria. "Em Cannes é Fácil. Difícil é lotar cinema em periferia". 
O protesto em Cannes aconteceu dias depois do presidente em exercício, Michel Temer,  decidiu extinguir a secretaria de Cultura, criada durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Antes do governo petista, a Cultura fazia parte da educação, como voltou a acontecer agora. Inúmeros artistas se mostraram contra à resolução e estão fazendo reuniões públicas e protestos em redes sociais. Enquanto isso, o presidente peemedebista tenta encontrar quem será o Secretário para a área. Na verdade, uma secretária. A informação foi dada por Temer em uma entrevista dada ao 'Fantástico' no domingo, 15. De acordo com veículos de comunicação, diversas famosas foram convidadas para o cargo, mas nenhuma aceitou.
Dentre as convocadas estão a apresentadora e jornalista Marília Gabriela e a atriz Bruna Lombardo. No entanto, segundo a coluna 'Gente Boa' do Jornal O Globo, a atriz Zezé Motta, que tem um longo histórico de engajamento político, trabalhando em ações de direitos humanos, culturais e contra o racismo, seria outra que estaria para ser convidada. O nome dela, no entanto, ainda não foi confirmado pelo nome do PMDB. Até o fechamento desta reportagem, por volta das 22h no horário de Brasília, o nome da nova secretária não havia sido revelado.
publicidade
MBL detona artistas que protestaram a favor de Dilma em Cannes: 'Difícil é lotar cinema' MBL detona artistas que protestaram a favor de Dilma em Cannes: 'Difícil é lotar cinema' Reviewed by Ze Felipe on 10:10:00 PM Rating: 5