[Politica]

Militantes petistas abandonam Dilma em votação do impeachment e Esplanada fica vazia

Os movimentos sociais e militantes do PT que prometeram estar na Esplanada dos Ministérios apoiando Dilma Rousseff nessa quarta-feira, 11, não apareceram no local durante todo o dia. Em imagens ao vivo, a TV Senado mostrou que a única movimentação era de algum carro da imprensa que passava em frente ao mesmo gramado que em um passado não muito distante estava cheio de manifestantes.
Acredita-se que na hora da despedida de Dilma tenham vários militantes do exército vermelho caracterizado com uniformes do partido e dos 'movimentos sociais' apoiados pelo governo, como MST, MTST, UNE e CUT.
Há alguns dias Dilma havia cogitado caminhar com os militantes do MST em sua despedida, entretanto, a ideia foi descartada devido ao excesso de pessoas que acreditava-se que poderiam aparecer por conta da presença da presidente.
Após as 18h começaram a chegar timidamente os primeiros manifestantes pró governo. Assim como na votação na Câmara, a Esplanada está dividida por um muro a fim de evitar confrontos entre pessoas pró e contra o impeachment.
Tchau, querida!
Assim que o Senado atingir os 41 votos a favor do impeachment, não terá mais como a esquerda reverter o resultado e Dilma será imediatamente afastada do cargo, de forma que Michel Temer passa a ser o presidente em exercício no Brasil.
O PT planejava que Dilma descesse a rampa do Planalto com seus assessores assim que saísse o resultado da sessão plenária que abrirá o início do seu julgamento.  Entretanto, Lula teria aconselhado que ela não se rebaixe a esse ponto, pois deixaria subtendido que aquilo seria uma cena de fim de governo e ela não pretende deixar de lutar para se manter no poder, assim como os 'grupos vermelhos' pretendem dar dor de cabeça para Michel Temer.
Dessa forma, no momento do 'Tchau, querida', a presidente deve sair pela saída principal existente no Palácio do Planalto e adentrar o veículo oficial da presidência. Como é esperado militantes no momento da despedida, é possível que Dilma cumprimente algumas pessoas nesse momento, entretanto, como é possível que tenha muitas filmando esse momento histórico, também há chances de que ela se dirija direto para o Palácio da Alvorada.
A sessão teve uma pausa por volta das 18:15 e retomou às 19:30h. Renan Calheiros já havia retornado para a sessão, mas aguardava quorum significativo para reiniciar as discussões. Antes da pausa, 20 dos 68 senadores (e não 63 como informado anteriormente) tinham discursado.
Militantes petistas abandonam Dilma em votação do impeachment e Esplanada fica vazia Militantes petistas abandonam Dilma em votação do impeachment e Esplanada fica vazia Reviewed by Ze Felipe on 7:44:00 PM Rating: 5