[Politica]

Movimentação do PT indica que Dilma pode ser presa antes de Lula na Lava Jato



Os movimentos recentes do ex­presidente Lula e de seu partido no sentido de se distanciar da presidente afastada Dilma Rousseff podem representar indícios bastante claros sobre o futuro incerto da petista. No site do partido, já não há mais a hashtag com o nome de Dilma. Apenas #ForaTemer #NãoAoGolpe nas matérias recentes. Ninguém mais se atreve a defender a "Dilma Guerreira". A bandeira do partido agora é o golpe. Durante um jantar esta semana no Palácio da Alvorada, o ex­presidente Lula assumiu, perante Dilma e outros 12 senadores presentes que, mesmo que consiga reassumir o mandato, ela deverá pedir um plebiscito para antecipar as eleições presidenciais, antecipando o fim de seu governo. 

Mesmo constrangidos com a dureza de Lula, todos os presentes concordaram com seu posicionamento. Apenas Dilma permaneceu calada. Um dos senadores tentou justificar o comportamento do ex­presidente, alegando que a ira de Lula não era contra Dilma, mas sim contra o ex­presidente da Transpetro Sérgio Machado, que praticamente antecipou a delação de Marcelo Odebrecht sobre o envolvimento dela nos desvios da Petrobras. Em outra conversa, Machado falou sobre a chance de Lula ser poupado no acordo de delação da Odebrecht.

A gravidade da fala do Sarney pegou todo mundo de surpresa, afirmou um senador aliado, se referindo à frase de José Sarney na gravação com Sérgio Machado: ‘Vão pegar a Dilma’, disse Sarney em diálogo sobre delação de Odebrecht. Os rumores de que Marcelo Odebrecht irá confirmar que negociou o repasse de propinas diretamente com Dilma não surgiram apenas nas gravações do ex­presidente da Transpetro. A defesa do empreiteiro já deu sinais de que as negociações sobre o que entra ou não no acordo já estão em curso. Lula seria poupado nas delações, mas Dilma, João Santana e Mônica Moura seriam completamente despidos no acordo "seletivo" da Odebrecht com o Ministério Público Federal. 

A avaliação no PT é a de que mesmo que Dilma consiga vencer a votação no Senado e seja reconduzida à presidência, logo logo as novas revelações tornarão sua permanência à frente do governo insustentável sob o ponto de vista político e jurídico. Por este motivo, ninguém no PT está mais se arriscando a fazer uma defesa aberta da presidente afastada. Lula já determinou que ela não governará mais o país e que, caso consiga retomar seu mandato, deverá encurtá­lo e convocar eleições gerais já para outubro. Setores do PT já apostam que Dilma será presa antes de Lula. 

Segundo fontes, o ex­presidente possui ainda uma série de recursos programados para adiar qualquer decisão contra ele. Já com relação a situação de Dilma, não haverá muito a ser feito, caso Marcelo Odebrecht confirme sua delação. Como disse José Sarney, vem aí uma metralhadora ponto 100 apontada para Dilma. 
Movimentação do PT indica que Dilma pode ser presa antes de Lula na Lava Jato Movimentação do PT indica que Dilma pode ser presa antes de Lula na Lava Jato Reviewed by Ze Felipe on 9:08:00 AM Rating: 5