[Politica]

Ads Top

NYT detona o Brasil de Lula e Dilma: 'fizeram país morrer por falta de reformas'

Faltando poucos meses para começar os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, o governo federal tomou um duro golpe de um dos maiores jornais do planeta, o 'New York Times'. Nesta quarta-feira, 04, a publicação disse que o país olímpico tinha tudo para se transformar em uma grande potência, mas que as gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff "fez o Brasil morrer por falta de reformas". Isso, de acordo com o editorial, prejudicou o desenvolvimento do país, que passa agora por uma das maiores crises políticas e éticas da sua história, culminando também com o impeachment da presidente Dilma. 
A reportagem foi assinada pelo jornalista Eduardo Porter, que fez interpretações sobre a crise que passa o país. Ele lembrou que o governo de Lula até deixou os brasileiros contentes, já que a economia melhorou, mas erros na economia fazem agora o projeto ter ido por água abaixo, transformando a nação desacreditada. A reportagem acaba sendo mais um duro golpe na política de Dilma, especialmente em meio ao seu processo de impedimento. No dia 11, o Senado votará pelo afastamento ou não da presidente. Para que ela seja afastada de seu cargo são necessários, no mínimo, 41 votos. Ao todo, o Senado comporta 81 senadores.
Somado ao editorial do The New York Times, Dilma recebeu ontem (03) uma solicitação de abertura de investigação do procurador geral da República, Rodrigo Janot. Ele quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a abertura do inquérito, argumentando que Rousseff pode ter obstruído as investigações da Lava Jato. O pedido contra Dilma e Lula também é baseado nas delações premiadas de Delcídio Amaral, Senador que atualmente está sem partido. 
Em discurso durante o lançamento do Plano Safra, a presidente Dilma disse que Delcídio tem mentido das suas delações e que acusações dele precisam ser apuradas, criticando indiretamente o trabalho de Janot, que deu credibilidade aos depoimentos. Dilma, no entanto, não explicou as suspeitas que estão sendo feitas contra ela. 
publicidade
NYT detona o Brasil de Lula e Dilma: 'fizeram país morrer por falta de reformas' NYT detona o Brasil de Lula e Dilma: 'fizeram país morrer por falta de reformas' Reviewed by Ze Felipe on 2:01:00 PM Rating: 5