[Politica]

Ads Top

OEA fará consulta à Corte Interamericana para 'barrar' impeachment de Dilma



Organização dos Estados Americanos (OEA)decidiu discutir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nesta terça-feira, 09, após uma reunião com Dilma, o secretário-geral da Organização, Luis Almagro, disse que consultaria a Corte Interamericana de Direitos Humanos se o processo contra a líder governamental do Brasil é legal ou não. Antes de se reunir com a presidente no Palácio do Planalto, em Brasília, o representante da OEA passou dois dias conversando com representantes do Senado e também do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira, 10, ele conversou com o Ministro Ricardo Lewandovski. O conteúdo do bate papo não foi revelado. 
“Temos que monitorar quando há alterações na ordem constitucional no país", disse Luis Almagro a jornalistas, como informou em seu site a Revista Exame. De acordo com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, até o momento não houve resposta jurídico no Brasil que fosse contundente a esse momento histórico. Por isso, a entidade disse que tem competência para fazer uma solicitação de consulta na justiça através da corte dos direitos humanos das Américas. O objetivo da consulta é para garantir os direitos civis e políticos.
Antes da reunião com a presidente, Luis Almagro já tinha dito que estava muito preocupado com o que acontecia no país, crendo que não há nenhum crime contra Dilma, a quem ele chamou de mulher honesta. A conversa de Rousseff com o representante da OEA foi para ver se existe alguma possibilidade de "barrar" seu impedimento através de uma medida internacional. Anteriormente, ela avisou que recorreria até a um possível bloqueio do Brasil no Mercosul, caso o impeachment fosse a frente. 
A decisão do representante da OEA não havia sido comentada pela oposição, nem pela base governista até o momento. Essa última, sempre que tem uma personalidade e instituição que se posiciona mais perto de Dilma, sendo contra ao impeachment, acaba usando as opiniões para "provar" que o "golpe" realmente acontece no país. Essa estratégia foi muito utilizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com artigos que foram publicados no exterior. 
publicidade
OEA fará consulta à Corte Interamericana para 'barrar' impeachment de Dilma OEA fará consulta à Corte Interamericana para 'barrar' impeachment de Dilma Reviewed by Ze Felipe on 3:39:00 PM Rating: 5