[Politica]

PGR não tem mais dúvidas de que Lula comandou trama contra a Lava Jato

Na quinta-feira, 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impressionou muitas pessoas pela sua aparência. Ao lado da presidente afastada Dilma Rousseff, ele estava com um olhar triste e vacilante, enquanto a petista fazia um discurso para três mil pessoas, todas de grupos aliados à legenda que a elegeu e reelegeu. A tristeza de Lula pode ser explicada por vários motivos. Um deles é o fato de que a saída da petista indica como o projeto do Partido dos Trabalhadores (PT) parou de dar certo e implica também o futuro do próprio ex-presidente, atualmente, único candidato da sigla para 2018 ao cargo da presidência. 
Em resumo, o fracasso de Dilma é o fracasso de Lula. Companheiros do ex-líder sindical estão na cadeia, enquanto outros políticos são acusados de corrupção. O próprio líder do PT é alvo de pelo menos duas grandes investigações. Uma realizada pelo Ministério Público de São Paulo, que apura a suposta compra de um tríplex no Guarujá, São Paulo. A outra sobre uma tentativa do político em barrar as investigações comandadas pelo juiz federal Sérgio Moro - a Lava Jato - que apuram o desvio de dinheiro da maior estatal brasileira, a Petrobrás. 
A saída de Rousseff da presidência ainda tira qualquer possibilidade de Lula ter foro privilegiado. A expectativa agora é que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize que Sérgio Moro volte a conduzir as apurações que envolvam o primeiro presidente operário do país. Os problemas dele são maiores. De acordo com uma reportagem da revista veja publicada neste sábado, 14, documentos embasam a denúncia feita pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot, que solicitou à mais alta corte do país que abrisse um inquérito contra o marido de Marisa Letícia. Entre os documentos, estão extratos bancários, interceptações telefônicas e mensagens trocadas por meios eletrônios. 
De acordo com a Veja, os investigadores dizem que Lula tentou armar uma ousada trama para subornar um dos maiores delatores da Lava Jato, Nestor Cerveró. O medo do político era de que seu ex-aliado pudesse acabar fazendo um depoimento que soasse como acusação a ele. Caso o STF aceite a acusação da procuradoria e na investigação seja comprovada a culpabilidade do petista, ele pode ser preso por até oito anos, sob acusação de ter tentado obstruir a justiça. 
PGR não tem mais dúvidas de que Lula comandou trama contra a Lava Jato PGR não tem mais dúvidas de que Lula comandou trama contra a Lava Jato Reviewed by Ze Felipe on 6:23:00 PM Rating: 5