[Politica]

PT tenta criar lei que propõe o 'Dia do Golpe' no Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) quer que o dia 17 de abril, data em que a Câmara dos deputados votou a favor do prosseguimento de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, seja transformado no 'Dia do Golpe Parlamentar' no Brasil. A informação foi confirmada neste fim de semana pelo site da Revista Veja. De acordo com a publicação, a iniciativa da "data comemorativa" é do deputado federal Zé Geraldo, do Pará. Ele apresentou o Projeto de Lei 5095/2016 e tentará que a data entre na agenda brasileira. Zé Geraldo é um dos parlamentares mais aguerridos no Congresso, fazendo discursos nervosos nos últimos tempos para tentar defender Dilma. A defesa, no entanto, não teve muito efeito, pois 367 parlamentares fizeram com que o processo fosse levado ao Senado. 
Pior para Rousseff foi a votação desta quinta-feira, 12, quando por 55 votos ela foi afastada. Em menos de 180 dias, agora, o Senado precisará votar pela deposição ou não da líder petista. O problema é que ao se criar um data, ela acaba virando comemorativa, mesmo que as lembranças não sejam as melhores para a esquerda. Todos os anos os petistas seriam obrigados, por exemplo, a se lembrar desse momento histórico, que marca o fim de uma era construída pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, foram quase 14 anos no poder, uma das gestões políticas mais longas no Brasil. Desde a redemocratização, na década de 80, o partido que ficou mais tempo no poder foi justamente o PT. Em segundo lugar aparece o PSDB. E em terceiro o PMDB, que tem histórico de ficar na presidência de forma interina. 
O mais provável é que o Projeto de lei não seja aprovado, pois necessita de outros deputados para ser aprovado e neste momento a legenda não anda em seus melhores dias na política. No Congresso, por exemplo, o partido conseguiu apenas 22 de 81 votos possíveis, pouco mais de 25% do total. Ou seja, o PT hoje tem o apoio de um entre quatro políticos no Senado, um número extraordinariamente pequeno e que é semelhante também no parlamento.
PT tenta criar lei que propõe o 'Dia do Golpe' no Brasil PT tenta criar lei que propõe o 'Dia do Golpe' no Brasil Reviewed by Ze Felipe on 10:13:00 AM Rating: 5