[Politic]

Renan consultará STF sobre diretos de Dilma em caso de afastamento



O presidente do Senado, Renan Calheiros, terá uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para definir os direitos da presidente Dilma Rousseff caso ela seja afastada do cargo na semana que vem. A data ainda não foi marcada, mas a conversa ocorrerá entre a votação do pedido de afastamento pela comissão especial e a da decisão do plenário. 

Não há previsão legal clara de quais são os direitos de um presidente afastado. Como Renan terá que decidir sobre o assunto, quer o respaldo do STF para a decisão, já antecipando discussões judiciais que possam ser iniciadas pela presidente afastada. Além de metade do salário e transporte terrestre e aéreo, será preciso decidir sobre moradia, assistência à saúde, segurança e quantas pessoas integrarão o gabinete pessoal da presidente Dilma. 

A presidente montará um “quartel­general” no Palácio do Alvorada de onde pretende participar de eventos públicos e viajar pelo país durante o prazo de julgamento do impeachment pelo Senado, que pode durar até seis meses. 
Renan consultará STF sobre diretos de Dilma em caso de afastamento Renan consultará STF sobre diretos de Dilma em caso de afastamento Reviewed by Ze Felipe on 7:38:00 PM Rating: 5