[Politica]

Economia começa a seguir na direção correta e aponta melhoria do PIB em 2017




Com apenas duas semanas de mudança no governo, e na equipe econômica, os rumos da economia começam a apontar para outra direção. Analistas de mercado vislumbram sensíveis melhoras nos indicadores econômicos, que já apontam para uma reversão na trajetória de queda observada ao longo do último ano. 

A previsão é de diminuição na queda do PIB para este ano, antes prevista em até 4%, para 3.8%. Mas a maior mudança está na projeção anteriormente negativa para 2017. O Santander avalia que, com as mudanças ocorridas nos últimos dias no cenário político, o governo interino terá condições de melhorar os rumos da economia do país, e revisou suas projeções para os indicadores econômicos em 2016 e 2017. Para o PIB, a estimativa da equipe econômica do banco, liderada por Mauricio Molan, subiu de 1,2% para 2% em 2017. 

A nova equipe econômica, diz o relatório do Santander intitulado “Sob nova direção”, terá como prioridade o ajuste fiscal, com “nomes fortes na formulação de politicas”. O banco destaca ainda a “ampla base de apoio” no Congresso como fator positivo para alavancar a economia. “Essa abordagem tende a resultar em recuperação adicional da confiança de investidores (mercado), empresários e consumidores, já no curto prazo (próximos meses)”. 

A confiança do consumidor também aumentou em maio, com melhora de expectativa. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), confiança cresceu em todas as classes de renda. Avaliação positiva dos consumidores sobre o presente também aumentou. A confiança do consumidor aumentou de abril para maio, segundo aponta pesquisa da FGV. O indicador avançou 3,5 pontos, passando de 64,4 para 67,9 pontos. Nos dois meses anteriores, foram registradas quedas.
Economia começa a seguir na direção correta e aponta melhoria do PIB em 2017 Economia começa a seguir na direção correta e aponta melhoria do PIB em 2017 Reviewed by Ze Felipe on 10:27:00 AM Rating: 5