[Politica]

Ads Top

Seis partidos vão ao Supremo cobrar o afastamento de Cunha



Deputados de seis partidos (PSOL, PT, Rede, PCdoB, PDT e PPS) vão nesta terça­feira, 3, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar o julgamento do pedido de afastamento de Eduardo Cunha (PMDB­RJ) da presidência da Câmara. Eles se reunirão com o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, às 16h30, na sede do STF. 

A Procuradoria­Geral da República (PGR) apresentou, em dezembro do ano passado, pedido de afastamento de Cunha. A solicitação está sob a relatoria do ministro do STF Teori Zavascki, mas ainda não foi analisada. 

Como vem mostrando o Broadcast Político, Teori já sinalizou que deve colocar o pedido na pauta do plenário da Corte em breve. Na semana passada, o ministro afirmou que vai levar para a discussão sobre o pedido de afastamento de Cunha o fato de o peemedebista ser réu na Corte e poder vir a ser o primeiro na linha sucessória da Presidência da República caso haja o impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Esse assunto precisa ser examinado", disse na quinta­feira, 28. 

Os parlamentares dos seis partidos pretendem entregar a Lewandowski o ofício em que listam 15 razões para o afastamento de Cunha e reafirmam que a manutenção dele na presidência da Casa impede que "o interesse público predomine nos trabalhos do parlamentar". 

No ofício, também pedirão afastamento cautelar do peemedebista do próprio mandato de deputado. Corrupção e lavagem. Cunha já é réu no Supremo acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. 

Na Câmara, é alvo de processo por quebra de decoro parlamentar que pode levar à cassação de seu mandato. O processo no Conselho de Ética, que se arrasta desde novembro, ainda está na fase de produção de provas e oitiva de testemunhas. Caso haja o impeachment de Dilma e o vice­presidente Michel Temer (PMDB) assuma, Cunha ocupará a Presidência na ausência do peemedebista. 

Por isso, aumentou nas últimas semanas a pressão para que o STF decida sobre seu afastamento do cargo, para evitar que assuma o comando do País eventualmente. Juristas sobre se Cunha pode ficar na linha sucessória. Na edição desta terça­feira, o Estado mostrou que, com a iminente chegada de Temer à Presidência, . 
publicidade
Seis partidos vão ao Supremo cobrar o afastamento de Cunha Seis partidos vão ao Supremo cobrar o afastamento de Cunha Reviewed by Ze Felipe on 1:10:00 PM Rating: 5