[Politica]

Ads Top

Temer prepara demissão em massa de funcionários filiados ao PT e outros "disfarçados"



O governo de Michel Temer está fazendo um mapeamento completo na máquina pública para identificar cada um dos 107.121 funcionários lotados em postos de confiança no Executivo federal, após quase catorze anos de governos do PT. Os filiados do partido, que ocupam os melhores cargos comissionados, deverão ser os primeiros demitidos.

 O jornal “O Globo” fez um cruzamento de nomes de filiados, disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a lista de comissionados do Portal da Transparência do governo e descobriu que mais de 10% dos "funcionários" são militantes filiados ao PT. Os demais funcionários são indicações de pessoas ligadas ao partido. Os cargos comissionados não dependem de concurso para serem preenchidos e são de livre nomeação e exoneração.

Os aliados do governo Temer já pedem a cabeça de cada um destes funcionários, que não deverão durar muito tempo em seus cargos. Temer já autorizou os cortes e pretende fazer poucas concessões. A meta é reduzir drasticamente o número de funcionários no governo.



O ministro do Planejamento Romero Jucá foi encarregado pelo presidente, que solicitou que os novos gestores apresentem em até 30 dias, contados a partir da data de posse, uma relação de cargos comissionados passíveis de corte.

 Os petistas estão espalhados em todo o governo. Apenas no Ministério da Educação, são 47,9 mil postos de confiança. O Ministério da Fazenda vem logo em seguida, com 7,6 mil cargos comissionados. No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 75% do seu orçamento são gastos com petistas.

O afastamento dos funcionários deve provocar uma grande perda de receita para o PT. Apenas entre os filiados que ocupam cargos de confiança, o partido recebeu mais de R$ 7 milhões em "doações" em 2014. Este promete ser mais um duro golpe no PT e em sua militância remunerada com o dinheiro do contribuinte. 
publicidade
Temer prepara demissão em massa de funcionários filiados ao PT e outros "disfarçados" Temer prepara demissão em massa de funcionários filiados ao PT e outros "disfarçados" Reviewed by Ze Felipe on 1:40:00 PM Rating: 5