[Politica]

Venezuela volta atrás, diz que não houve represália e 'devolve' embaixador ao Brasil

O governo venezuelano decidiu negar que houve qualquer tipo de represália ao Brasil depois que o presidente em exercício,Michel Temer, assumiu o poder. De acordo com informações da Folha de São Paulo em reportagem publicada neste sábado, 14, o vice-chanceler do país para toda a América Latina, Alexander Yanez, ligou pessoalmente para a embaixada brasileira localizada em Caracas, capital da Venezuela. De acordo com ele, que deu a posição oficial de seu país, o embaixador da Venezuela em Brasília não foi chamado para qualquer tipo de consulta. Nesta sexta-feira, 13, as informações eram justamente contrárias sobre isso, como você pode ler na reportagem clicando aqui.
O nome do embaixador que teria sido chamado de volta, mas que teve esta ação negada pelo Chanceler venezuelano é Alberto Castellar. Segundo a Folha, ele já estaria em Caracas, quando ocorreu o afastamento da presidente Dilma Rousseff. A reunião envolveu o presidente Nicolás Maduro e outros representantes da política local e tinha o objetivo justamente de discutir o impeachment da companheira de legenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo local já tinha chamado a decisão de afastar Dilma e julgar seu impedimento de "golpe de estado". 
Agora Alberto Castellar deve retornar nos próximos dias para a embaixada localizada em Brasília. 
Com a ligação para a embaixada do Brasil em Caracas, o chanceler acabou evitando problemas que pudessem afetar as relações comerciais entre os dois países. A nação governada por Maduro vende energia elétrica para o Acre, por exemplo, mas a crise energética em seu país está fazendo muitos acreanos protestarem. A Venezuela vive uma grande inflação com taxas recordes de desemprego. Diversos alimentos faltam nos supermercados, mesmo para os poucos que tem condições monetárias de consumir. 
Na sexta-feira, 13, um dia depois de ser afastada, a presidente Dilma conversou com jornalistas, quando disse que falará em todos os locais a que for chamada sobre o golpe. Existe a expectativa para que ela viaje ao exterior promovendo este tipo de discurso. 
publicidade
Venezuela volta atrás, diz que não houve represália e 'devolve' embaixador ao Brasil Venezuela volta atrás, diz que não houve represália e 'devolve' embaixador ao Brasil Reviewed by Ze Felipe on 10:24:00 AM Rating: 5