[Politica]

Assessor de Dilma recusa cargo no governo após ter salário reduzido



O assessor da presidente afastada Dilma Rousseff Giles Azevedo recusou o posto para o qual havia sido nomeado nesta segunda-feira (13) na Casa Civil após ter sido rebaixado de cargo e ter seu salário reduzido.

A saída de Giles do cargo de assessor especial da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais foi publicada na edição desta terça (14) do "Diário Oficial da União".

Na gestão de Dilma, Giles ocupava um cargo com a sigla DAS 6, considerado o topo do escalão dos cargos de confiança do Executivo federal. Nesta terça, porém, ele foi nomeado em um cargo DAS 5, inferior e com salário mais baixo.


Um dos principais conselheiros de Dilma, Giles Azevedo é um dos responsáveis por comandar a equipe que acompanha a petista no Palácio da Alvorada desde o mês passado, quando ela foi afastada pelo Senado por meio do processo de impeachment.

Integrante do grupo de assessores ao qual Dilma tem direito, Giles havia sido nomeado em 12 de maio secretário-executivo do gabinete pessoal da presidente afastada.

Segundo a Casa Civil, contudo, este cargo foi extinto em razão da reorganização ministerial planejada pelo governo. Para que Giles pudesse continuar com Dilma, então, diz o governo, o assessor de Dilma foi nomeado para o cargo de salário menor.

Por meio do microblog Twitter, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha comentou o assunto nesta terça. "Giles Azevedo: Após a nomeação dele no Diário Oficial, o Palácio da Alvorada pediu a revogação do ato. Giles fica no seu órgão de origem MME [Ministério de Minas e Energia]", publicou o ministro na rede social.

Procurada pelo G1, a assessoria da presidente afastada informou que o assessor especial da petista recusou o cargo por não querer ficar na equipe de Dilma como funcionário do governo do presidente em exercício Michel Temer. Além disso, continuará com a petista no Palácio da Alvorada.

G1
Assessor de Dilma recusa cargo no governo após ter salário reduzido Assessor de Dilma recusa cargo no governo após ter salário reduzido Reviewed by Ze Felipe on 11:47:00 AM Rating: 5