[Politic]

Dilma viajará ao Nordeste por terra ou em aviões de carreira para denunciar retrocessos de Temer

Um mês após seu afastamento da Presidência da República, Dilma Rousseff decidiu viajar ao Nordeste, reduto eleitoral do PT, para replicar o discurso de que o governo interino de Michel Temer é “ilegítimo” e “quer impor retrocessos à população”. A previsão é que Dilma faça uma fala na Assembleia Legislativa de João Pessoa (PB), na quarta-feira (15), siga a Salvador (BA), na quinta-feira (16), e termine o roteiro na sexta-feira (17), em Recife (PE).
Durante suas aparições públicas, a petista deve reforçar a tese de que Temer quer “rasgar a CLT” com a reforma da Previdência e “reduzir programas sociais, principalmente o Bolsa Família”, com os cortes no Orçamento. O presidente interino, por sua vez, tem dito que não vai cortar direitos adquiridos dos trabalhadores nem mesmo reduzir os programas sociais.
Oficialmente, a equipe de Temer diz que ainda estuda as medidas que seriam anunciadas e que o presidente interino vai pessoalmente esta semana levar ao Congresso a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para limitar o aumento do gasto público à variação da inflação.
Desde que foi afastada do cargo, em 12 de maio, Dilma tem intensificado suas interações nas redes sociais e concedido diversas entrevistas para a imprensa nacional e estrangeira, sempre dizendo que é “vítima de um golpe” e que Temer “não tem legitimidade” para governar.
Clima
Auxiliares do presidente interino e da afastada usaram, em relatos feitos à Folha, a mesma expressão para definir o estado de espírito de ambos no último mês: “o clima é de guerra”. Dilma tem escalado alguns de seus ex-ministros e aliados para rebater praticamente todas as medidas anunciadas por Temer, enquanto o peemedebista tem se irritado com os pedidos da petista.
Na semana passada, por exemplo, a Casa Civil restringiu o acesso de Dilma a aviões da FAB (Força Aérea Brasileira). A presidente afastada poderá usar aeronaves oficiais apenas quando se deslocar de Brasília a Porto Alegre, onde vivem seus parentes.
Temer pretende revisar e cortar o número de postos que Dilma levou para trabalhar com ela no Palácio da Alvorada – hoje a petista conta com 31 cargos do gabinete da Presidência e cinco ajudantes de ordem. O presidente interino se recusa ainda a pagar despesas de assessores durante as viagens dela.
Segundo auxiliares de Dilma, como são funcionários da Presidência, o Planalto deveria arcar com os custos e, além disso, argumentam, Temer tem 120 cargos à disposição mais os 40 da vice-presidência da República. (Folhapress)
Creditos: osul
Dilma viajará ao Nordeste por terra ou em aviões de carreira para denunciar retrocessos de Temer Dilma viajará ao Nordeste por terra ou em aviões de carreira para denunciar retrocessos de Temer Reviewed by Ze Felipe on 11:52:00 AM Rating: 5