[Politica]

Lula tenta tirar procurador da Lava Jato, mas se dá mal, leva dura do MP e pode ter o pior



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acusou algumas vezes à imprensa de perseguição através de notas enviadas por seu Instituto. No entanto, vira e mexe ele é citado em delações, gravações secretas e investigações. O representante do Partido dos Trabalhadores (PT) voltou a ser alvo da principal operação investigativa do país, a Lava Jato. Por isso, sua defesa tentou tirar um dos mais notáveis procuradores que investiga o petista no esquema de corrupção envolvendo a Petrobrás, Carlos Fernando dos Santos Lima. Além de afastar o Procurador Carlos Fernando do caso, Lula queria ele calado, não falando nada a respeito de sua investigação

Por isso, seus advogados tentaram uma ação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No entanto, nesta terça-feira, 31, o Conselho deu uma resposta nada agradável para petista: "Não!". Agora o Procurador do caso pode trabalhar sem medo de nenhuma represália política ou jurídica. No âmbito do comando da Lava-Jato, Lula já havia conseguido que o caso ficasse coordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por isso, investigações que envolvem ele diretamente não passam mais pelo temido Sérgio Moro.

No entanto, em breve, o ex-presidente Lula pode ter o "pior". Isso porque já não existe qualquer dúvida sobre o fato dele ser ou não Ministro. Com o afastamento de Dilma Rousseff, o petista foi exonerado do cargo de Ministro da Casa Civil, um papel que nunca conseguiu exercer na prática, pois ações judiciais o impediram. Agora, sem foro privilegiado, o político pode sair das mãos da mais alta corte do país e voltar a ser investigado por Moro. O STF, entretanto, ainda não marcou qualquer data para julgar o caso. 

A decisão sobre o Procurador da Lava Jato foi dada pelo conselheiro Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho. Em seu parecer, ele julgou improcedente os pedidos da defesa do amigo político da presidente afastada Dilma Rousseff. Em seguida, os demais Conselheiros concordaram com a decisão. Agora Lula tem que esperar as investigações e um possível julgamento. Além disso, Dilma também espera por seu julgamento, mas esse mais político do que jurídico, que pode deixá-la inelegível por oito anos.
Lula tenta tirar procurador da Lava Jato, mas se dá mal, leva dura do MP e pode ter o pior Lula tenta tirar procurador da Lava Jato, mas se dá mal, leva dura do MP e pode ter o pior Reviewed by Ze Felipe on 4:34:00 PM Rating: 5