[Politica]

Ads Top

Sem tomar nenhum remédio, idoso comemora 110 anos com cerveja



Sem precisar se preocupar com remédios, Manuel Antunes de Souza comemorou seus 110 anos tomado uma cerveja no Lar da Terceira Idade Padre Antonio Luiz Dias, em Camboriú (SC).

O centenário tem fama de festeiro. Em um ritual diário, ele toca sua gaita de boca quando acorda e, claro, que não perdeu a oportunidade de fazer música no seu aniversário. “A gaita está fraca, mas ainda toca”, brincou Souza. Surpreendentemente, ele vive uma velhice sem dores. Não sofre de nenhuma doença comum na terceira idade. Nunca teve hipertensão, osteoporose, diabete, cegueira, surdez, mal de Parkinson, Alzheimer, bronquite, infarto ou AVC.

“Ele não se queixa de nada, é extremamente saudável e não toma nenhum remédio”, conta a coordenadora da instituição, Paola Hoffmann. O idoso não sabe explicar o segredo da sua longevidade. Teve uma vida simples, não aprendeu a ler nem escrever. Mas cresceu integrado à natureza, plantava seus alimentos e foi como permaneceu até não conseguir mais cuidar de si. Trabalhou durante anos como açougueiro até ir morar em um sítio em Camboriú, aos 90 anos.

Ele não teve filhos e a companheira morreu há alguns anos. Não tem mais ninguém na família. Morou no sítio até os 102 anos, se cuidando sozinho, mas por conselho de amigos resolveu procurar apoio no asilo, que ele paga com a aposentadoria.
publicidade
Sem tomar nenhum remédio, idoso comemora 110 anos com cerveja Sem tomar nenhum remédio, idoso comemora 110 anos com cerveja Reviewed by Ze Felipe on 12:06:00 PM Rating: 5