[Politica]

Sérgio Moro aceita Dilma como testemunha de Marcelo Odebrecht



O juiz Sérgio Moro aceitou a indicação da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) como testemunha de defesa do ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Moro se manifestou nesta sexta-feira (10) em um dos processos a que Odebrecht responde na primeira instância da Justiça Federal.
O juiz determinou que seja enviado um ofício informando Dilma sobre a convocação dela como testemunha. Ela poderá responder se prefere ser ouvida em audiência na Justiça Federal, ou se prefere responder a perguntas enviadas por escrito.

"Oficie-­se, desde logo, em ofício a ser subscrito pelo Juízo, à Exma. Sra. Presidente informando que foi arrolada como testemunha de defesa pelo acusado Marcelo Bahia Odebrecht e indagando se prefere ser ouvida em audiência ou que lhe sejam encaminhadas perguntas a serem respondidas por escrito (...) Solicite­-se resposta, se possível, em cinco dias, já que a ação penal conta com acusados presos", disse Moro.

A prerrogativa de decidir como responder aos questionamentos decorre de artigo do Código de Processo Penal que determina que o presidente, assim como o vice e os presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF) podem optar por prestar depoimentos por escrito.

O juiz ainda pediu para que a defesa de Marcelo Odebrecht justifique a necessidade de ouvir uma testemunha residente na Suíça em até cinco dias. Ele ainda não se manifestou sobre os pedidos de Odebrecht para os depoimentos dos ex-ministros Edinho Silva, Guido Mantega e Antônio Palocci.
Marcelo Odebrecht já foi condenado a mais de 19 anos em primeira instância e recorre da sentença. O ex-presidente da empreiteira ainda responde a mais duas ações na Justiça Federal, dentre elas a que apura o setor apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como dedicado exclusivamente à contabilidade paralela da empresa.   (G1)
Sérgio Moro aceita Dilma como testemunha de Marcelo Odebrecht Sérgio Moro aceita Dilma como testemunha de Marcelo Odebrecht Reviewed by Ze Felipe on 9:02:00 PM Rating: 5