[Politica]

Temer escolhe desembargadora negra para compor seu governo, após críticas

Após receber diversas críticas de alguns setores da sociedade, principalmente da presidente afastada, Dilma Rousseff, por não ter chamado pessoas negras e mulheres para compor o primeiro escalão de seu governo, o presidente interino Michel Temer, nomeou uma mulher negra para comandar a Secretaria de Promoção da Igualdade Social.
Temer escolheu a desembargadora aposentada, Luislinda Valois, de 74 anos. Filiada ao PSDB, que é o mesmo partido do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
A Secretaria de Promoção da Igualdade Social é uma estrutura organizacional que é subordinada ao Ministério da Justiça e Cidadania e foi criada no ano de 2003.

Luislinda Valois foi a primeira negra a se tornar juíza no país

Valois entrou para a história do judiciário brasileiro ao ser aprovada num concurso público para o cargo de juíza, em 1984.
Ela também ganhou notoriedade nacional ao ser a primeira magistrada no país a dar uma sentença por crime de Racismo, no ano de 1993.
Por sua liderança e personalidade, ela também foi condecorada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2012, recebendo a condecoração de embaixadora da paz.
Ela também é escritora de livros que relatam a história dos negros no país. Em Curitiba, ela é integrante da Academia de Letras José de Alencar.

Outras duas mulheres foram nomeadas no Ministério da Justiça

Além de Valois, outras duas mulheres foram nomeadas para o segundo escalão do Ministério da Justiça. A deputada Flavia Piovesan, para compor a Secretaria de Direitos Humanos, e a ex-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP), para a Secretaria das Mulheres.
Pelaes foi manchete de noticiários nessa semana, por ser apontada pelo Ministério Público Federal por integrar um esquema de corrupção que visava o desvio de suas emendas parlamentares, num montante de R$ 4 milhões, segundo relatório da Procuradoria Geral da República.
Através de sua assessoria, Pelaes afirmou que está tranquila e confia que todas as acusações que está sofrendo, por envolvimento em ações criminosas, serão esclarecidas.
publicidade
Temer escolhe desembargadora negra para compor seu governo, após críticas Temer escolhe desembargadora negra para compor seu governo, após críticas Reviewed by Ze Felipe on 9:49:00 PM Rating: 5