[Politica]

Tribunal vai investigar falhas em 77 mil votos nas eleições presidenciais de 2014



A suspeita de irregularidades, confirmada hoje à agência Lusa pela assessoria do tribunal, envolve 40,4 mil votos na primeira volta e 37 mil na segunda, e surgiu após um cruzamento de dados entre a relação de votantes e os eleitores que justificaram a ausência nas urnas.

A investigação vai avaliar se se tratou de um erro humano no momento da autorização para o voto ou de uma ação deliberada.
Se o crime for comprovado, os responsáveis poderão ser punidos por falsidade ideológica, cuja pena prevista é de dois a seis anos de prisão.
O número não teria condições de influenciar o resultado das eleições, por representar 0,02% do total de 142,8 milhões de eleitores.
Nas eleições de 2014, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi reeleita na segunda volta, contra Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), obtendo 51,64% dos votos.
O presidente do TSE decidiu também substituir os responsáveis das mesas de voto e implementar um sistema biométrico nos locais onde o problema foi identificado. (Noticiasaominuto)

Tribunal vai investigar falhas em 77 mil votos nas eleições presidenciais de 2014 Tribunal vai investigar falhas em 77 mil votos nas eleições presidenciais de 2014 Reviewed by Ze Felipe on 12:00:00 PM Rating: 5