[Politica]

Cardozo diz que Dilma não tem culpa e será absolvida

Na comissão, Cardozo afirmou, foram feitas "piruetas retóricas", mas nem mesmo a perícia caracterizou que Dilma cometeu crime de responsabilidade. "Perícia não aponta se há crime ou não", completou.
Entre as provas "indestrutíveis" de que não existe "justa causa" para o impeachment, Cardozo citou ainda as declarações da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que no último fim de semana afirmou em entrevista à rádio "Itatiaia" que, em sua opinião, Dilma não foi afastada do cargo por causa das pedaladas fiscais, mas sim em razão da crise política. Já em relação ao segundo item, que são os decretos, ele contou que de seis decretos citados, dois foram derrubados inicialmente, um terceiro foi derrubado pelos peritos que analisaram a situação contábil da gestão de Dilma nos últimos dias e sobraram três deles. A perícia afirma: "Há ato comissivo da exma. Sra. Presidente da República na edição dos decretos, sem controvérsia sobre sua autoria".
Em meio à tramitação do processo no Senado, Dilma Rousseff procura manter a sua rotina no Palácio da Alvorada. A versão da defesa é que, como presidente da República, Dilma "não foi alertada que baixar os decretos mexeria na meta fiscal" e que, portanto, "não há dolo" da petista no ato.
Em questionamento sobre a nulidade das operações de crédito relativas ao Plano Safra, a junta também descartou posicionamento sobre o assunto. Cardozo, porém, não conseguiu anexar as gravações de Machado ao processo, como gostaria, visto que a comissão considerou-os "estranhos ao objeto". Para o advogado da petista, em dezembro do ano passado, quando acolheu o pedido de impeachment, o presidente da Câmara afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), somente o aceitou porque o PT não votou contra o processo que poder levar à cassação do mandato do peemedebista. "Portanto, só se joga a toalha no momento em que se perde, e ainda há muito o que ser colocado", disse o ex-ministro da Justiça nesta quinta. "Confio no Parlamento. Não creio que deva ser o Judiciário que barre um julgamento dessa natureza, mas que a classe política reconheça".
A primeira questão citada no processo de impeachment, explicou o advogado, diz respeito às pedaladas fiscais, que o laudo pericial já deixou claro que não implicaram culpabilidade por parte da presidenta. Provamos que o que eu estava dizendo estava correto: "não há dolo da presidente", disse Cardozo.
José Eduardo Cardozo voltou a dizer que não há fato jurídico que sirva de base para o impeachment da presidente afastada e disse que em nenhum momento Dilma disse que não acionaria o poder Judiciário, o que, segundo ele, ainda poderá ocorrer "oportunamente". "São fartas as provas de que houve de forma intencional as pedaladas", afirmou Moura.      (AracatiNet)
Cardozo diz que Dilma não tem culpa e será absolvida Cardozo diz que Dilma não tem culpa e será absolvida Reviewed by Ze Felipe on 10:20:00 AM Rating: 5