[Politica]

Dilma: "Jogos olimpicos são fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula"


Fora da presidência do Brasil há dois meses e duas semanas, a presidente afastada Dilma Rousseff deixou claro o seu desejo de não participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (25).

Em entrevista à Rádio França Internacional, publicada pela Folha de São Paulo, Dilma afirma que não pretende "participar da Olimpíada numa posição secundária. Porque em primeiro lugar esses Jogos são fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula, no sentido de trazê-la para o Brasil. Em segundo, houve um grande esforço do governo federal que viabilizou a infraestrutura dos Jogos, e por infraestrutura eu quero dizer o Parque Olímpico e a Vila de Deodoro".

A realização dos Jogos Olímpicos em momento complicado fora dos campos de competição, com foco em problemas como o zika vírus, não preocupa a presidente afastada.


"Acredito que a questão do zika vírus não deve criar nenhum constrangimento no sentido do comparecimento das pessoas. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que este inverno, com temperaturas abaixo da média, não é o momento de proliferação do mosquito. E pelo menos até dois meses atrás havia todo um sistema de contenção do zika vírus pelos órgãos competentes", avalia.

Para Dilma, os Jogos "reúnem as condições para transcorrerem num clima tranquilo. Principalmente se adotarem os procedimentos que nós deixamos estabelecidos, tanto na área de segurança, quantos às demais áreas contíguas às instalações. Principalmente o centro de mídia, toda a questão do acompanhamento na área de saúde, e a segurança dentro dos equipamentos onde se transcorrerão os Jogos", prossegue.

Em condições. Rousseff crê que o Rio de Janeiro está preparado para receber o maior evento esportivo do planeta. "É necessário que as autoridades não 'descansem' antes da Olimpíada. Nós acompanhamos a Copa do Mundo em 12 cidades brasileiras e foi um processo muito intenso. Acredito que do ponto de vista da segurança não haverá nenhum problema, caso os procedimentos sejam seguidos à risca", comenta.

A experiência em grandes eventos anteriores pode ajudar, para a presidente. "Temos uma experiência acumulada da Copa do Mundo de dois anos atrás, da vinda do Papa ao Brasil, como os Jogos da Juventude e os Jogos Internacionais Militares, que levaram o Brasil a adquirir um know-how na área de grandes eventos. Os centros onde acontecerão as competições terão uma estrutura adequada e já entregue", finaliza.
(Otempo)
Dilma: "Jogos olimpicos são fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula" Dilma: "Jogos olimpicos são fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula" Reviewed by Ze Felipe on 6:44:00 PM Rating: 5