[Politica]

Ads Top

Admiradora de Dilma, candidata a vereadora no RS adota sobrenome Rousseff

Na lista de candidatos à Câmara Municipal da capital gaúcha, chama a atenção o sobrenome Rousseff. Mas não se trata de um familiar da presidente afastada. Admiradora de Dilma, a estudante porto-alegrense Carolina Duarte, de 20 anos, decidiu adotar o sobrenome mesmo sem ter nenhum parentesco com a petista. Na urna, ela será Carolina Rousseff.

A admiração surgiu quando Carolina estava no colégio. Ao fazer um trabalho de História, decidiu pesquisar sobre as mulheres no período da ditadura militar. Desta forma, conheceu a trajetória de Dilma. “É uma mulher batalhadora e guerreira, que optou por lutar pela democracia”, disse à reportagem.
Carolina conta que, quanto mais acompanhava a vida política de Dilma, mais o encantamento crescia. Tanto que, desde aquela época, ficou conhecida como Carolina Rousseff. “Admiro sua história de militância, a pessoa que ela é e também o tipo de política que ela faz”, afirmou.
Em 2010 e 2014, Carolina fez campanha pela eleição da petista à Presidência da República. Em 2010, encontrou rapidamente a então candidata, quando Dilma votou em sua zona eleitoral, em Porto Alegre. “Pude dar um abraço nela, mas não chegamos a conversar.” Em outra ocasião, a jovem foi ao prédio onde a petista tem apartamento na capital gaúcha, na esperança de ser recebida, mas não teve sucesso.
O envolvimento com o universo político acabou aproximando a estudante do partido de Dilma e Carolina se filiou ao PT em 2015. Este ano, faz sua estreia como candidata e, nos próximos meses, vai dividir o tempo entre a campanha e os estudos – ela faz cursinho pré-vestibular e pretende cursar faculdade de História.
Se eleita, pretende trabalhar para melhorar as condições de vida dos jovens da cidade, em áreas como transporte urbano, por exemplo. Sua candidatura, ela explica, é uma construção coletiva da Juventude do PT de Porto Alegre.
A decisão de usar o sobrenome de Dilma na urna, segundo a jovem, foi algo natural. “É assim que as pessoas me conhecem desde antes de eu entrar para o PT. Todos me chamam de Carol Rousseff”, diz. Questionada sobre o processo de impeachment contra Dilma, Carolina é enfática: “Cada vez a admiro mais pela coragem. Tenho certeza de que ela é uma mulher honesta e inocente.”
Istoe
publicidade
Admiradora de Dilma, candidata a vereadora no RS adota sobrenome Rousseff Admiradora de Dilma, candidata a vereadora no RS adota sobrenome Rousseff Reviewed by Ze Felipe on 7:12:00 PM Rating: 5