[Politica]

Ads Top

Deputados petistas acusa Gilmar Mendes de ser 'militante da direita brasileira' e não estar à altura do cargo



A bancada de deputados federais do PT divulgou neste domingo (7) uma nota em que acusa o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, de não estar à altura do cargo e de ser um "militante da direita brasileira". 

As críticas são uma reação à decisão de Mendes de retomar a tramitação, no tribunal, da apuração para saber se o PT foi financiado por dinheiro desviado da Petrobras. 

 "Ao pedir a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores, Mendes tira de vez a toga e assume o papel de militante da direita brasileira", afirma a nota, assinada pelo líder da bancada da sigla na Câmara, Afonso Florence (BA). 

No texto, o PT diz ainda que Mendes age com "seletividade" e fecha os olhos para acusações similares contra outros partidos políticos. "Ao acusar o PT de ter se beneficiado de recursos desviados da Petrobras, Gilmar Mendes evidencia sua seletividade, já que outros grandes partidos, como o PSDB, PMDB, DEM e PP, também receberam recursos de empresas investigadas na Operação Lava Jato. Sobre esses partidos, cala­se, como sempre, o presidente do TSE, que enxerga problemas no sistema democrático brasileiro apenas quando se trata do PT." 

O partido diz ainda que o ministro, indicado ao cargo pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, faz jus à acusação de que atua partidariamente. "Ele não está à altura do cargo que ocupa. (...) Ao pedir agora a cassação do registro do PT, o ministro faz jus aos que o chamam de 'tucano de toga' do STF. O nosso Judiciário precisa de magistrados, não de militantes políticos."

(folha.uol)

publicidade
Deputados petistas acusa Gilmar Mendes de ser 'militante da direita brasileira' e não estar à altura do cargo Deputados petistas acusa Gilmar Mendes de ser 'militante da direita brasileira' e não estar à altura do cargo Reviewed by Ze Felipe on 8:00:00 PM Rating: 5