[Politica]

Dilma: "Não vou ao Senado porque acredito em meus belos olhos. Vou porque acredito na democracia"

A presidente afastada Dilma Rousseff participou na noite desta terça-feira (23) de um ato em São Paulo. O encontro em defesa da democracia e dos direitos sociais, organizado pela Frente Brasil Popular, é também contra o impeachment - que os organizadores chamam de golpe. Dilma confirmou que vai ao Senado na segunda-feira (29) para dar depoimento durante o julgamento final do processo de impeachment.
"Eu não vou ao Senado porque acredito em meus belos olhos. Vou lá porque acredito na democracia desse país. Acredito que nós teremos de evitar que esse mal seja um mal maior.  Temos de enfrentar essa questão", disse Dilma.
Além de líderes políticos, participaram representantes da CUT, de movimentos sociais, advogados, intelectuais e artistas. Os organizadores ainda não divulgaram quantas pessoas estão presentes.
Quase nove meses depois de o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) autorizar a abertura do processo de impeachment, o Senado inicia nesta quinta-feira (25) o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff. Ainda segundo o cronograma, o julgamento deverá ser concluído na terça-feira (30) da próxima semana. (veja a programação prevista aqui)
No evento, a presidente afastada afirmou que não renunciou á Presidencia porque o país tem espaços democráticos. "Não fui obrigada a me suicidar como fizeram com Getúlio. Não fui obrigada a pegar avião e ir para o Uruguai como fizeram com Jango".
"Esse processo, para mim, é muito duro, porque sei que estão cometendo comigo. Sei que sou inocente e que é uma injustiça o que estão fazendo comigo. A democracia é algo muito valioso para a gente não lutar por ela sistematicamente. Lutei minha vida inteira, contra a tortura, lutei contra um câncer e vou lutar agora", disse Dilma.
Rio-2016
Dilma disse que viu a Olimpíada Rio-2016 e ficou orgulhosa do desempenho dos atletas do Brasil e de o país ter subido do 23º lugar no quadro de medalhas em Londres-2012 para o 13º lugar. "Esse é ganho do nosso povo. Eu fiquei muito orgulhosa."
"O que tenho mais orgulho é que isso beneficiou, não só beneficiou atletas (não tenho nada contra ateta louro de olhos azuis e de cabelo lindo, não tenho nada contra) mas beneficiou os nossos atletas negros, mulheres, e da comunidade LGBT. Eu olhei para os atletas e falei: é a nossa cara."
A presidente afastada falou também sobre o fato de não ter participado das cerimônias da Olimpada. "A gente foi devidamente esquecido. Por quem vocês sabem. Você organiza a festa , arruma a casa, arruma os móveis e no dia da festa te proíbem de entrar na casa."
G1
Dilma: "Não vou ao Senado porque acredito em meus belos olhos. Vou porque acredito na democracia" Dilma: "Não vou ao Senado porque acredito em meus belos olhos. Vou porque acredito na democracia" Reviewed by Ze Felipe on 10:07:00 AM Rating: 5