[Politica]

Janot pede que STF abra inquérito contra Telmário Mota por agredir estudante até ela desmaiar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou nesta quarta-feira (10) ter pedido que o Supremo Tribunal Federal (STF)  instaure inquérito para investigar as suspostas agressões cometidas pelo senador de Roraima Telmario Mota (PDT-RR) contra uma estudante, de 19 anos. O relator do caso deve ser o ministro Gilmar Mendes.
Ao G1, o senador informou por telefone que está "tranquilo" e que responderá à Justiça. Ele disse que ainda não foi notificado sobre o pedido de Janot.
No pedido encaminhado ao STF na terça (9), o procurador-geral da República afirma que a Lei Maria da Penha pode ser usada no caso. O senador, a estudante e o advogado que a acompanhou quando foi feito um boletim sobre a agressão devem ser ouvidos no inquérito.
A estudante supostamente agredida apresentou duas versões à polícia: na primeira, registrada em dezembro de 2015, ela relata ter apanhado de Mota até desmaiar.
Na segunda versão, apresentada na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), ela tentou retirar a queixa e alegou ter sido apenas segurada pelo braço.
Apesar dos depoimentos, o exame de corpo de delito, realizado logo após a primeira denúncia, apontou que a jovem sofreu lesões na cabeça, boca, orelhas, dorso, braços e pernas.
Para a PGR, se Telmário tivesse tão somente segurado para fazer cessar a injusta agressão, a jovem não teria lesões em diversas partes do corpo. Por este motivo, a PGR cita que há elementos suficientes para a instauração de inquérito.
“Ou havia coabitação – pois a vítima afirmou, primeiramente, que vivia maritalmente com Telmário Mota há cerca de três anos e meio -, ou havia relação íntima de afeto, pois a vítima afirmou posteriormente que considerava-se namorada do congressista”, afirma um trecho da manifestação.
(G1/Roraima)
Janot pede que STF abra inquérito contra Telmário Mota por agredir estudante até ela desmaiar Janot pede que STF abra inquérito contra Telmário Mota por agredir estudante até ela desmaiar Reviewed by Ze Felipe on 6:50:00 PM Rating: 5