[Politica]

Lula pede que eleitores 'cassem' voto de senadores que votaram a favor do impeachment



Em evento que oficializou a candidatura do vereador Fábio Inácio (PT) à Prefeitura de Cubatão, no Estado de São Paulo, o ex­ presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os eleitores "cassem" em 2018 o voto dos senadores que apoiarem o impeachment de Dilma Rousseff.
publicidade


 Nesta quinta (4), a comissão especial do Senado que analisa o processo contra a presidente afastada aprovou por 14 votos a 5 o parecer que defende a cassação da petista. O caso vai a plenário na terça (9) e, se aprovado, Dilma será julgada. Para afastar a presidente definitivamente do cargo, são necessários ao menos 54 de 81 votos dos senadores. "Os senadores que cassaram a Dilma cassaram os votos de vocês", afirmou Lula na noite desta quinta.

A declaração foi uma das poucas menções ao nome de Dilma no discurso do petista, que falou rapidamente no evento. O jingle de sua campanha à reeleição, em 2006, deu o tom do ato. Os alto­falantes da convenção municipal do PT em Cubatão transmitiam: "Lula de novo com a força do povo". 

Nesse clima de campanha, Lula falou sobre seu governo. "Nunca na história desse país um presidente investiu tanto nas universidades públicas como eu investi", afirmou. Evitou, porém, comentários diretos sobre uma possível candidatura em 2018, que tem mencionado como possibilidade. Lembrou também a aprovação da Lei Maria da Penha, que completa dez anos. "Mulher não é feita para ser saco de pancada", disse para o ginásio não muito cheio. O ex ­presidente culpou a agenda lotada pela brevidade do discurso. 

Nesta semana, o ex ­presidente foi ao Nordeste para participar de convenções em três cidades e ainda participaria, nesta noite, do evento que oficializará Carina Vitral (PC do B) como candidata à Prefeitura de Santos. Nesta sexta (5), ele deve participar de convenção em seu berço político, São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Em Santos, onde Lula participou da convenção que oficializou a presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Carina Vitral (PC do B), como candidata à Prefeitura de Santos, o clima de "volta Lula" era ainda maior. Sob gritos de "Lula guerreiro do povo brasileiro", "eu te amo" e "volta, Lula", o ex ­presidente subiu ao palco e discursou sem mencionar Dilma. Voltou a falar sobre seu governo, citando a criação do ProUni e mudanças na educação para a plateia composta majoritariamente por membros de movimentos estudantis. "Eu lembro da minha primeira reunião de ministros: eu disse para eles nunca mais usarem a palavra 'gasto' para falar de educação. Era para eles pensarem como investimento", afirmou, sob aplauso. 

O único momento em que o petista se referiu ao processo de afastamento de sua sucessora foi ao fazer crítica velada ao presidente interino Michel Temer, antes vice de Dilma. "Não coloque no seu governo alguém que você não possa tirar", disse ele a Vitral. "Não coloque o seu amigo que quando você for tirar vai virar inimigo."

(Folha.uol)

Lula pede que eleitores 'cassem' voto de senadores que votaram a favor do impeachment Lula pede que eleitores 'cassem' voto de senadores que votaram a favor do impeachment Reviewed by Ze Felipe on 10:59:00 AM Rating: 5