[Politica]

‘Hoje tenho vergonha do PT’, diz primeiro prefeito eleito pelo partido


Em 1982, nas primeiras eleições diretas para cargos do Executivo e Legislativo (excluindo­-se o posto de presidente da República) desde 1964, o PT elegeu o seu primeiro prefeito — o sindicalista e metalúrgico Gilson Menezes, em Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo.

À época, a sigla tinha apenas dois anos de história. Passados 36 anos daquela vitória – incluindo os treze que a legenda ficou à frente da Presidência da República ­, o partido protagonizou sucessivos escândalos e está hoje imerso em sua maior crise: apeado do poder após o impeachment de Dilma Rousseff, amargou neste pleito municipal o pior resultado em 20 anos. 

Hoje no PDT, Menezes, que foi prefeito por dois mandatos (de 1982 a 1988 e de 1997 a 2000), deputado estadual, vereador e vice-­prefeito, também está longe dos seus melhores dias: recebeu apenas 360 votos e não conseguiu se eleger para a Câmara de Diadema.

Assim como o partido, ele não está em bons lençóis com a Justiça, que bloqueou seus bens por suspeitas de irregularidades cometidas na época em que foi prefeito pela segunda vez.

 Apesar de ainda firmar alianças com o PT – em 2012, foi candidato a vice­-prefeito na chapa de Mario Reali (PT) – Menezes já passou por PSC e PSB. E não esconde a frustração com a sigla que ajudou a fundar junto com o “companheiro” do sindicato dos metalúrgicos do ABC Luiz Inácio Lula da Silva. Em conversa com VEJA, o veterano afirmou que tem vergonha de sair às ruas e pedir votos para a antiga legenda que, segundo ele, desviou­-se dos seus princípios e caiu no “fascínio do dinheiro”.  

Veja a matéria completa em: http://www.folhapolitica.org/2016/10/hoje-tenho-vergonha-do-pt-diz-primeiro.html

‘Hoje tenho vergonha do PT’, diz primeiro prefeito eleito pelo partido ‘Hoje tenho vergonha do PT’, diz primeiro prefeito eleito pelo partido Reviewed by Ze Felipe on 8:57:00 PM Rating: 5