[Politica]

Ações contra Lula que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná­lo inelegível ainda antes das eleições


Se seguirem o ritmo de outros processos, as ações contra o ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná­lo inelegível ainda antes do pleito de outubro de 2018.
publicidade


 Levantamento da Folha nas seis ações da Lava Jato já julgadas em segunda instância mostra que levam, em média, 1 ano e 10 meses até chegarem a um veredicto no TRF (Tribunal Regional Federal) –a partir da denúncia. Mantido esse ritmo, o petista ficaria inelegível em meio à campanha de 2018 –entre julho e outubro.

A inelegibilidade está na Lei da Ficha Limpa, que estabelece que todo condenado por um colegiado está impedido de se candidatar. Porém, mesmo condenado, o ex­presidente poderia concorrer se pedir uma liminar contra a decisão do TRF até o julgamento de recursos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou STF (Supremo Tribunal Federal). 

O petista, hoje, lidera as pesquisas de intenção de voto para 2018. No Datafolha, está à frente de todas as simulações de primeiro turno. No segundo turno, fica atrás de Marina Silva (Rede). O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirma que não considera a possibilidade de ele ser condenado. "Só uma arbitrariedade imensa poderia levar a isso. Não há provas que possam dar sustentação a uma condenação", diz.

Via: folha.uol

Ações contra Lula que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná­lo inelegível ainda antes das eleições Ações contra Lula que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná­lo inelegível ainda antes das eleições Reviewed by Ze Felipe on 7:57:00 PM Rating: 5