[Politica]

Número de pedidos de impeachment contra ministros do STF batem Recorde!!!


O número de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal-STF atingiu em 2016 o recorde absoluto das últimas décadas. No período de 2000 a 2014, houve apenas cinco. Em 2015, dois pedidos foram protocolados no Senado. O número explodiu em 2016, quando houve 11 requerimentos para impedir seis ministros da Corte.
publicidade


“A crise política fez com que a Corte tomasse decisão em casos polêmicos, desagradando aos lados da disputa política. E a presença de grupos cada vez mais atuantes e a facilidade de protocolar pedidos de impeachment levaram a esse aumento“, afirma o cientista político Rodrigo Martins, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

Com três pedidos de impedimento, Luís Roberto Barroso lidera entre os ministros que foram alvos de ações no ano passado.

“O Supremo está muito ativista. Eles começaram a legislar e interferir nos outros Poderes“, diz o autor de um dos pedidos contra o ministro Barroso, Salim Rogério Bittar, de 62 anos. Ele é administrador de empresas em Goiânia e diz que passou a se interessar por política recentemente, após ver o forte impacto da crise econômica no mercado local.

“Hoje participo dos movimentos de rua que pediram o impeachment da Dilma. Aí comecei a ler tudo, a me informar, diz.

Em seguida, três ministros estão empatados com dois pedidos cada – Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. No caso de Gilmar, seus dois processos são de autoria de juristas conhecidos – um deles é assinado pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Lemos Fonteles e o outro pelo professor de Direito Administrativo da PUC-SP Celso Antônio Bandeira de Mello. Informações: Estado de S. Paulo.

Via: noticiasbrasilonline

Número de pedidos de impeachment contra ministros do STF batem Recorde!!! Número de pedidos de impeachment contra ministros do STF batem Recorde!!! Reviewed by Ze Felipe on 11:04:00 AM Rating: 5