[Politica]

Lula deve ser orador do 21 de abril, em Ouro Preto, na cerimônia da Inconfidência


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser o principal  homenageado no dia 21 de abril, em solenidade em Ouro Preto. Lula vai ser promovido a um grau maior da comenda máxima da medalha da Inconfidência, já recebida por ele em seu primeiro ano como presidente da República. 
publicidade


O governo de Minas, por meio de sua assessoria, disse que a lista dos agraciados com a medalha ainda não foi publicada, o que deve acontecer só mês que vem, e que ainda não há nenhum nome indicado. O convite oficial ao ex-presidente só deve ser feito depois da publicação da relação dos agraciados.

O governador Fernando Pimentel tem, em quase todos seus últimos discursos, feito referências ao ex-presidente. Lula deve ser o principal orador da solenidade.

Essa não será a primeira vez que Lula deverá ser medalhado na tradicional solenidade de comemoração da Inconfidência Mineira. Em 2003, no primeiro ano do governo Aécio Neves (PSDB), hoje senador, e da gestão de Lula à frente do Palácio do Planalto ele foi o orador da cerimônia. 

Desde que assumiu o governo em 2015, Pimentel tem usado a data para agraciar pessoas ligadas à esquerda. Um dos primeiros homenageados pela gestão petista foi o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile. A condecoração causou revolta entre parlamentares da oposição e antigos agraciados. Alguns chegaram a devolver a comenda. 

No ano seguinte, o condecorado foi o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que também foi o orador. 

A medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção do estado. A solenidade de entrega acontece anualmente, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, na cidade de Ouro Preto. 

Ela foi criada em 1952 durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril. Alterada em 2012, a legislação permite a concessão da comenda a no máximo 160 pessoas. 

A lista de todos os agraciados deve ser publicada em abril. Eles são escolhidos pelo Conselho da Medalha, formado por representantes de todos os poderes e também de instituições do estado como a Polícia Militar.

Via: em.com.br

Lula deve ser orador do 21 de abril, em Ouro Preto, na cerimônia da Inconfidência Lula deve ser orador do 21 de abril, em Ouro Preto, na cerimônia da Inconfidência Reviewed by Ze Felipe on 11:22:00 AM Rating: 5