[Politica]

Acabou o terror penal, diz advogado de Lula e Palocci: "É a Justiça pairando acima da turba ululante das ruas"


O advogado José Roberto Batochio, que defende o ex-­presidente Lula e o ex-­ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato, usa metáforas fortes para definir a decisão da 2ª turma do Supremo de libertar o também ex-­ministro José Dirceu: "O Supremo fez chegar ao Brasil o 9 de Termidor da Revolução Francesa", comemora. "É a Justiça pairando acima da turba ululante das ruas"
publicidade



O 9 de Termidor, que corresponde a 27 de junho de 1794 no calendário gregoriano, foi o fim do período do terror, o basta à guilhotina e o fim do seu principal símbolo, Robespierre, que acabou guilhotinado no dia seguinte.

Segundo Batochio, "a decisão do Supremo muda a situação do direito penal de terror no Brasil". Nessa metáfora, o juiz Sergio Moro seria o Robespierre da Lava Jato. 

A decisão não deve mudar todo o direito penal no país, que tem como fregueses habituais não apenas empresários e políticos, mas fere num grau inédito a Operação Lava Jato. 

Via: /www1.folha.uol.com.br

publicidade
Acabou o terror penal, diz advogado de Lula e Palocci: "É a Justiça pairando acima da turba ululante das ruas" Acabou o terror penal, diz advogado de Lula e Palocci: "É a Justiça pairando acima da turba ululante das ruas" Reviewed by Ze Felipe on 11:19:00 AM Rating: 5