[Politic]

Moro nega pedido de Lula e diz que defesas não acompanharão perícia em sistemas da Odebrecht




O juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, decidiu nesta segunda-feira (6) que a perícia nos sistemas Drousys e MyWebDay, usados pela Odebrecht para gerenciar o pagamento de propinas, não poderá ser acompanhada pelos assistentes técnicos das defesas dos réus de um processo a que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responde. 
publicidade



A restrição vale também para os assistentes técnicos do MPF (Ministério Público Federal). A decisão veio em resposta a um pedido feito pela defesa de Lula na quartafeira (1º) (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaestado/2017/11/01/lula-questiona-pericia-da-pf-nos-sistemas-da-odebrecht.htm), no qual os advogados do ex-presidente questionaram a determinação da Polícia Federal de que os assistentes técnicos das defesas poderiam acessar os sistemas da Odebrecht "somente após a elaboração do laudo pericial".

 Para os defensores do petista, Moro deveria deixar claro à PF que os assistentes indicados pela defesa poderiam acompanhar "todo o trabalho pericial realizado pelo Setor Técnico-Científico do Departamento de Polícia Federal". 


Na decisão de hoje, Moro diz que as defesas, apesar de não acompanharem a perícia, terão acesso a todo o material dos sistemas Drousys e MyWebDay após os exames feitos pela PF.  "Não vislumbro qualquer problema no procedimento e, em princípio, não cabe o Juízo fixar procedimentos técnicos para a perícia. E o procedimento selecionado não viola a ampla defesa", afirma o juiz. Moro concordou com a exceção aberta pela PF para o acompanhamento da perícia pelos técnicos indicados pela Odebrecht, "já que o auxílio deles aos peritos poderá se mostrar necessário". 

No ofício em que informa o procedimento de perícia à Justiça, a PF disse que não se opunha à presença dos técnicos indicados pela construtora durante os exames, já que a empresa "é a detentora do sistema e prestará auxílio constante à equipe de peritos". 
Moro nega pedido de Lula e diz que defesas não acompanharão perícia em sistemas da Odebrecht Moro nega pedido de Lula e diz que defesas não acompanharão perícia em sistemas da Odebrecht Reviewed by Ze Felipe on 1:31:00 PM Rating: 5