[Politic]

Tribunal que julgará Lula aumenta pena de Vaccari de 10 para 24 anos de prisão



A Oitava Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, que julga processos da Operação Lava Jato em segunda instância, elevou de dez anos de prisão para 24 anos a pena do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Os desembargadores mudaram o cálculo da pena e passaram a considerar que os crimes de mesma natureza não são um só. Sendo somados, a pena é aumentada.
publicidade


Essa é a primeira vez que a Oitava Turma decide de maneira contrária a Vaccari. Em outras duas oportunidades, ela decidiu por absolvê-lo. Na mais recente, em setembro, ele era réu ao lado do ex-ministro José Dirceu. Na ação em que foi absolvido em junho, ele era acusado de intermediar propina envolvendo um cartel de empreiteiras ligado à Petrobras.


Também réus no processo, João Santana e Mônica Moura, casal que atuou em campanhas presidenciais do PT, e o engenheiro Zwi Skorniczi, tido como operador de propinas, tiveram suas condenações mantidas. Eles foram sentenciados à prisão pelo juiz federal Sergio Moro, que julga ações da Lava Jato na primeira instância, em fevereiro deste ano.

Santana e Mônica foram condenados por lavagem de dinheiro e têm pena de oito anos e quatro meses de reclusão. E Skorniczi, condenado por corrupção ativa, teve a pena mantida em 15 anos, seis meses e vinte dias.

Essa é a mesma turma que irá julgar o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a condenação no caso do tríplex a nove anos e seis meses de prisão. Caso ela confirme a sentença de Moro, Lula deverá ser impedido de disputar a eleição presidencial de 2018, pela lei da Ficha Limpa. Esse julgamento ainda não tem data marcada, mas irá ocorrer apenas no ano que vem.


Via: politicanarede
Tribunal que julgará Lula aumenta pena de Vaccari de 10 para 24 anos de prisão Tribunal que julgará Lula aumenta pena de Vaccari de 10 para 24 anos de prisão Reviewed by Ze Felipe on 1:34:00 PM Rating: 5